quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ÁRIA : NOVO CD DE DJAVAN.










Parece mesmo que a gravadora Biscoito Fino conseguiu juntar em seu casting, absolutamente, tudo que existe de bom em nossa música, e por ser Djavan um destes, eis aí o primeiro trabalho dele chegando até nossos ouvidos.

A começar pela belíssima concepção gráfica, de extremo bom gosto, com requintes que só mesmo esta gravadora é capaz de nos presentear. O CD trás de volta o interprete Djavan que canta composições da fina flor de nossa música popular.

O CD tem uma harmonia que nos embebeda, permitindo que ouçamos todas as faixas., A voz de Djavan não perdeu nada com o passar dos anos, apenas ganhou ainda mais textura e sabor, é assim mastigando cada verso saborosamente que ele nos oferece cada interpretação.

O mais incrível foi que algumas vezes durante a audição dos quase 45 minutos de excelente música, me esqueci que tais canções não foram compostas por Djavan, e é incrível a assinatura vocal deste que é um dos grandes nomes da MPB, seu registro é simplesmente a melhor tradução para o verbo criado nos anos 80 por Caetano Veloso, “djavanear”.

Ops! Quase vou acabando estes escritos sem dizer que estão presentes nas 12 interpretações ninguém menos que: Cartola e sua “Disfarça e Chora”, Caetano Veloso e a maravilhosa canção “Oração ao Tempo”, Luiz Gonzaga e Zé Dantas na instrumental “Treze de Dezembro”, e ainda temos Edu Lobo, Beto Guedes, Silas de Oliveira e Mano Décio, entre outros. Mas a última canção trás Gilberto Gil e a canção “Palco” que, “ops”, pensei ao escutá-la que tivesse sido feita por Djavan... hehehe.....

Um CD que nasce clássico! Que venha um show tão lindo e bem cuidado quanto este CD e esperamos que venha um super DVD logo!


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

3 comentários:

Aninha disse...

Paulo

Adorei seus comentários. Eu como amo o Djavan, estou lendo tudo sob o novo trabalho, adorei ler seu post.
Eu faço parte do MBQ - o fã clube do Djavan, se desejar junte-se a nós será muito bem vindo.
EU amo o ABSOLUTO e adoro ler tudo que dizem sobre ele.Concordo plenamente com você que esse trabalho está maravilhosamente lindo !!!
Um grande abraço
Ana

Paulo Gonçalo disse...

Ola Aninha

Obrigado pelo comentário. Minha vida é pautada por canções da MPB e as de Djavam me amrcam profundamente a tempos. Adorei saber do fã clube muito bom, eu coleciono imagens de shows , especiais e programas de TV antigos, você sabe se cosneguiria um especial que Djavan fez para a Globo que tem a participação da Gloria Pires me lembra minha juventude nossa como procuro isto!! Abraço grande

Aninha disse...

Oi Paulo

Eu não vi esse vídeo ainda, mas vou pesquisar com o pessoal do fà clube e te falo.
Aqui está um posto que uma amiga escreveu sobre o último show que fui do Djavan...
http://anasekler.blogspot.com/2008/12/djavan-05122008.html

Beijocas
Ana