terça-feira, 7 de setembro de 2010

A MAIS LINDA NOITE PRETA !













Sempre pensei ser o “preto” a soma de todas as cores e não a ausência dela como insistem em nos dizer os livros, e a cantora Preta Gil só me faz acreditar totalmente nisto.Seu primeiro DVD chega a nossas casas trazendo um imenso prazer e uma supreendente alegria.

O mundo do show biz mundial tem em Byoncé o icone pop do momento, mas é sem sombra de dúvida Preta Gil a melhor tradução do pop nacional que, como o samba de outros tempos, trazia a alegria, a leveza e o gosto por dançar em seu trabalho, e é impossivel não querer “se jogar” ao assistir ao DVD “Noite Preta” – ao vivo.

O DVD é recheado de canções que não permitem que fiquemos parado, até mesmo na belissima canção “Drão” de seu pai Gilberto Gil, uma das mais belas canções contemporaneas do mundo, Preta derrete-se efusivamente duetando com o papai Gil e aos acordes do filhão Francisco, afinal quem pode dividir os vocais numa canção feita para a mãe com o proprio pai no cenário musical do mundo??? Só mesmo Preta Gil.

E falando em convidados especias, está lá a participação ultra especial da cantora Ana Carolina num dos momentos mais eletrizantes do show Noite Preta. As cantoras duetam na canção “Sinais de Fogo” criando clima para lá de contagiante, impossivel ouvi-las sem estar cantando aos gritos a letra da belissima canção.

Preta Gil é cantora em essencia, tem um vozeirão maravilhoso e sua alegria de viver a torna ao meu ver hoje, a maior DIVA pop de nosso Brasil, pefeitamente conectada ao universo musical baiano ela não tem aquela alegria às vezes um pouco forçada dos cantores e cantoras baianos de axé, sua alegria é espontaea... É uma alegria do Brasil.

E no meio de tanta alegria sobra tempo para Preta Gil homenagear a Rainha da MPB – Maria Bethânia cantando a canção “Cheiro de Amor” e o amigo Lulu Santos através de interpretações primorosas de duas de suas mais belas canções: “Tempos Modernos” e “Toda Forma de Amor”.

Pensam que acabou não ainda tem mega-sucessos no final deste espetaculo que deixa a alma mais leve e o corpo louco para foliar mais e mais, tem lá “Lourinha Bombril” e “Doce Mel”(Isso mesmo: de Xuxa). Bem este é o universo de Preta Gil, uma menina baiana filha do mais querido cantor e compositor brasileiro que já roubou nossos corações só para ela. Bem depois de ver o DVD – Preta Gil ao vivo, o que fazer??? Bem, ir apra o Twiter e twitar muito com todos que adoram uma noite linda e preta!




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: