sábado, 26 de fevereiro de 2011

1970: A HORA E A VEZ DE TIM MAIA.


















O primeiro LP do grande cantor e compositor Tim Maia chegou até o publico em 1970. Éramos então um país atormentado pela ditadura militar e tentando se conectar com a modernidade que no mundo propunha uma sexualidade plena e o consumo aberto de drogas para se atingir a plenitude.

Tim maia que, no ano anterior, tinha emplacado sucesso na voz do Rei da Juventude de então, Roberto Carlos, e gravado dueto com a rainha da canção brasiliera: a eterna e única Elis Regina, via surgir efetivamente a luz que nunca mais deixaria de acompanha-lo. Tim não veio devagar, não! Ele veio e se estatelou no universo de estrelas de nossa música e de cara ganhou seu lugar.

Para se ter uma pequena ideia do que foi este LP que tem como titulo apenas o nome do cantor “Tim Maia”, ele é aberto com a canção “Coroné Antonio Bento”... Isso mesmo! Aquela que retornou com força anos atrás na voz rouca de Cassia Eller. Em eguida, ouvinos um clássico romantico dos bailinhos da periferia das cidades do Brasil: a canção chamada “Cristina” que tem no mesmo LP sua continuidade na penultima faixa intitulada “ Cristina nº 2”.

Temos também neste LP uma canção que pegou viceralmente o coração de jovens nordestinos. Não dos jovens intelectualizados da época, mas aqueles jovens que enfincandos no sertão, nunca, até então, tinham sido retratados no universo pop da canção brasileira. A canção “Padre Cicero” com batida da música black americana trazia para o publico da zona sul a fé de um povo que o próprio Brasil até hoje recusa-se a conher bem.

Lembro-me que vizinhos meus neste periodo mais velhos não paravam de ouvir Tim Maia e Wilson Simonal, e passados uns 10 anos só ouviam Tim, obviamente não porque um fosse melhor que o outro, mas sim pela fase obscura na qual Wilson Simonal mergulhou, mas Tim de fato chegou com uma carga de luz tamanha que até hoje ela emana luminosidade a seus ovintes que não são poucos Brasil afora.

Entre as 12 faixas deste LP que merece ser ouvido sempre, se encontram duas canções que os filhos da periferia (como eu) jamais esquecerão. São elas: “Primavera” e “Azul da Cor do Mar”.Classicos daqueles bailinhos que nos levava a casa dos amigos nos sábados e como esquecer aquele vozeirão de Tim cantarolando “... quando o inverno chegar / eu quero estar junto a ti / pode o outono voltar /eu quero estar junto a ti / é primavera ti amo ... há se o mundo inteiro me pudesse ouvir/ tenho muito pra contar ..” Pois é! Tim Maia vive dentro de nossas memórias e está por aí... Vale procurar este LP/CD de 1970 e deixar tudo ficar azul da cor do mar.




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: