segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

UM OLHAR PARA LÁ DE ESPECIAL NA MPB













Inicio de ano e de década devem mesmo ser marcados por livros que forçem nossa memória a buscar os guardados em algum lugarzinho as imagens que compõe nossa memória afetivo musical, e é isto que a Editora Aeroplano fez lançando o livro de Cristina Granato – Um Olhar na Música Popular Brasileira.

Livro de capa dura, dividido por décadas desde a dos anos 80 e composto por fotografias feitas por sua autora, o livro nos coloca dentro dos alcos e camarins da música popular brasileira por quase quatro décadas. São imagens que revelam nossos ídolos e nos permite nos sentir ainda mais próximos de cada um deles.

O livro prova que todos os rótulos e divisões que costumam existir no cenário da MPB é pura bobagem! Tanto o é que conseguiimos observar o quanto a música brasileira é unida e um sentimento de fraternidade perpaça todos os estilos.

Podemos encontrar fotografias no livro de ícones do teatro brasileiro reverenciando divas da canção popular; idolos do rock nacional agarradinhos a monstros sagrados na MPB, e assim por diante, icones do samba ao lado de reis e rainhas da bossa nova.

O olhar que,Cristina Granato divide conosco só faz com que o orgulho de ser brasileiro dobre e redobre dentro do coração. Grande idéia que ilumina todo o começo desta nova década que acaba de nascer. Livro obrigatório em todas a boas bibliotecas domesticas e publicas! Vale ter!





Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: