sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A ROSA AZUL EXISTE E TOCA AQUI EM CASA











Estávamos no inicio do século XXI quando a gravadora Velas trouxe até nós um CD cujo titulo simples trazia uma das mais belas cores que existe no mundo “Azul” e a doce voz que o CD contém é de uma das maiores cantoras que nosso Brasil tem: Rosa Passos. Sou fã de Rosa há muito tempo e sua voz ocupa todos os espaços aqui de minha casa sempre e sempre.

Cada vez que ouço um dos trabalhos de Rosa Passos me comovo e sempre lamento o fato dela fazer mais shows e ser mais conhecida e respeitada em outros paises doque neste nosso Brsilzão. Rosa Passos deveria tocar muito em todas as emissoras de rádio e aparecer sempre em todas as midias, enfim ...

Este CD “Azul” é fabuloso e tras todas as possibilidades que a voz de Rosa Passos pode nos oferecer. Ritmos e composições diferenciadas, na maioria das vezes, arranjadas por Lula Galvão. Ela consegue ir de uma interpretação insuperavel para um classico da voz de Elis Regina, e a profundidade exigida na interpretação de uma canção de João Bosco, e sem copiar ninguém, imprime versão única as canções que passam por sua garganta.

O titulo do CD “Azul” é também titulo de uma das faixas do CD feita por Djavan nos anos 80 para um LP de Gal Costa que teria este como titulo e que ao sair da gravadora naquela época chamou-se: “Minha Voz, Minha Vida”. Sabiamente, Rosa Passos trouxe o nome da música para o titulo deste CD com sua voz ela desliza suavemente e com swing incomparavel nos versos: “... eu não sei se vem de Deus / do céu ficar azul/ ou virá dos olhos teus ...”

Mais algumas canções estão neste trabalho são elas “Açai” e “A Ilha” com interpretações únicas que devem ter enchido de alegria o autor, afinal, o compositor só existe se houver alguém que dê vida a sua criação, e Rosa Passos não só dá vida como garante a eternidade das canções dos compositores que tem a sorte de estar entre os seus escolhidos.

Grande dama da música Rosa Passos em “Azul” canta canções de João Bosco, Gilberto Gil e Djavan e são estes tres mestres de nossa canção que compõem o céu azulado e limpido que esta cantora apresenta a seu publico. O resultado da soma das canções destes mestres a voz de Rosa Passos torna o céu que está sobre cada um de nós ainda mais bonito, bastando para isso abrir o coração para esta voz que é a voz de todos que amam a beleza da vida.




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Um comentário:

Jo§e disse...

Rosa Passos realmente é uma cantora extraordinária. É uma pena que se continue verificando o velho provérbio, "em casa de ferreiro espeto de pau".