segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O ÁLBUM DE RETRATOS DE DONA IVONE LARA




Lançado em 2007 o livro Álbum de Retratos Dona Ivone Lara por Zélia Duncan é parte de um Projeto do cantor e compositor Moacyr Luz que propõe um resgate da memória visual de personalidades importantes da história da música popular brasileira.

Zélia Duncan, querida cantora e compositora do cenário atual da MPB, foi a encarregada de contar através das imagens de Dona Ivone Lara e sua bonita história de vida,destacando sua importância no cenário musical do século XX e deste inicio de século XXI.

Escrito com leveza e profundidade, na medida certa para embreagar e envolver leitores que conheçam com profundidade a música popular brasileira, mas também por leitores que pouco sabem sobre a história de nossa música, Zélia Duncan consegue nos colocar em todos os momentos da vida de Dona Ivone Lara sem que nos sintamos leitores de uma revista de fofocas.

Saber por exemplo que Dona Ivone Lara fez parte do coral regido pelo Maestro Heitor Villa-Lobos é prazeroso. Assim como saber que ela trabalhou com a Dra. Nise da Silveira revolucionária médica psiquiatra que modificou os rumo dos tratamentos de doentes mentais em nosso Brasil. Cosntatamos com a leitura que Dona Ivone Lara aposentou-se de seu trabalho como enferemeira e Assistente Social no final doas nos 70 e daí por diante dedicou-se a carreira musical.

O livro é delicioso e não pode faltar em nenhuma estante deste nosso país tão musical, afinal, ter uma lenda viva ente nós com mais de 60 anos de carreira, sabendo ser ela a primeira mulher a ter um samba escolhido como enredo numa escola de samba num epriodo onde o machismo reinava absoluto é motivo de orgulho para todos que acreditam que o Brasil tem vocação para ser plural.




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: