segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ALINE CALIXTO NOS PRESENTEIA COM FLORES MORENAS.




... Eu sou do Rio, sou gemada carioca
Sou campista, sou mineira
Sou cidadã brasileira...

É assim que a cantora Aline Calixto abre seu novo CD chamado “Flor Morena”, lançado pela Warner, uma belíssima composição do Mestre do samba Martinho da Vila, composto especialmente para este trabalho da cantora, que já é uma das grandes DIVAS da MPB da nova geração surgida e embalada no que há de melhor no universo musical brasileiro.

... Eu sou do Rio, sou gemada carioca
Sou campista, sou mineira
Sou cidadã brasileira...

E continua desta maneira numa composição de Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e Jr.Dom numa belíssima canção que ressalta as qualidades musicais e vocais de Aline Calixto permitindo lhe ser reverenciada por seus fãs como sendo o que há de melhor na nova safra do samba deste Brasil cheio de cantoras.

Aline segue festeira trazendo uma leveza as vezes escondida nas interpretações das cantoras que chegam e precisam logo imprimir uma marca às suas interpretações, com Aline temos a sensação de estarmos ouvindo apenas Aline. É que inexiste a preocupação em marcar terreno ou cravar sua personalidade em nossos ouvidos, Aline Calixto parece simplesmente ser uma cantora que sente muito prazer em cantar.

Deve ser por isso que entre tantos bambas que compareceram com suas canções neste trabalho tão lindo intitulado "Flor Morena" é na canção "ECUMENISMO" de Moacyr Luz e Nei Lopes que encontramos a melhor explicação para a audição eterna deste CD de Aline Calixto, afinal quem neste universo tão amplo de cantoras da M.P.B. teve a felicidade de poder soltar a voz em versos como estes:

... Um dia num abr em Santa Tereza
Pintou um montão de brabeza
Eu me mandei de lá
Depois fui prum samba em Santo Cristo
Cheguei lá feliz mas nisso
Baixou em mim Oyá
Dai a santa pintou e bordou ...

Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Os dois CDs de Aline Calixto são muito bons, mas o show dela é melhor ainda, pois mesmo com sua aparência comum e a falta de carisma, ela transborda sensualidade o tempo todo!