segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CERTAS CANÇÕES DE TUNAI SÃO ETERNAS.







A gravadora MZA de Marcos Mazolla coloca no mercado fonográfico nesta segunda metade de 2011 o CD chamado: “Eternamente” do cantor e compositor Tunai, onde ele faz uma retrospectiva de seus 30 anos de trabalho que o eternizaram no universo dos compositores mais populares de nosso cancioneiro.

Certas canções que ouço
Cabem tão dentro de mim
Que eprguntar carece
Como não fui eu quem fiz? ...

Esta canção acima gravada por Milton Nascimento e Caetano Veloso no primoroso LP (Long Play) de Milton nos anos 80 intitulado “Anima” serve como mostra da importância deste compositor para a música brasileira, mineiro e irmão de João Bosco sim este mesmo que escreveu “Corsário” entre tantas outras canções é irmão de Tunai.

Tunai emprestou suas canções para as mais refinadas e importantes vozes de nossa M.P.B. a começar pela maior voz de todas, a voz de Elis Regina, é de Tunai a maravilhosa canção: “As aparências enganam” em parceria com Sergio Natureza eles presentearam a cantora Elis Regina com esta perola que diz assim: ... as aparências engam aos que amam e aos que odeiam, porque o amor e o ódio se irmanam na geleira das paixões ...

Para este CD celebração dos 30 anos de carreira Tunai convidou para a regravação desta canção a cantora Simone e o cantor Milton Nascimento, belo registro que mostra o quanto as composições de Tunai se tornaram atemporais.

O CD “Eternamente” trás outras participações especiais como as de:Zelia Duncan, Jane Duboc, Patricia Melodi, Fernando Mansur, Jorge Vercillo, Chico Amaral, Dodô Moraes e Wagner Tiso.

E cabe a Zelia Duncan regravar um dos maiores sucessos que Tunai deu a Gal Costa nos anos 80, a canção que intitula o CD e que nos mostra o quanto Zélia Duncan é grande cantora, afinal quem não se lembra dos versos: ...

... Só mesmo o tempo pode revelar
O lado oculto das paixões
O que se foi e o que não passará
Inesqueciveis sensações ...

pois é assim que Tunai se tornou eterno e único em nossos corações. Salve Tunai!



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Nenhum comentário: