sexta-feira, 16 de setembro de 2011

“NÓ NA ORELHA” NOVO CD DE "CRIOLO" ROUBA NOSSOS CORAÇÕES.






Ele também é conhecido por “Criolo Doido” campositor que traduz a periferia da Cidade de São Paulo como nenhum outro, eu prefiro só chama-lo de “CRIOLO”, doce poeta que bebe na fonte de Adoniran Barboza e a voz me lembra a de Wilson Simonal com um balanço cheio de brasilidade.

A voz de CRIOLO me chega ao ouvido trazendo docilidade, por mais que suas composições retratem a crueldade das ruas da periferia de nossa cidade há um “que” de afeto a emanar de sua voz, ele consegue produzir a partir de uma área periferica localizada ao sul da cidade, mas precisamente, na região do Grajáu.

Doce irmão, mano, camarada é assim que imagino este cantor que me chegou através da curiosidade que sentia em poder ver algo de novo neste cenário músical que é tão pautado pelas vozes femininas e pelas composições que andam cada vez mais fracas, CRIOLO é forte e punjante consegue juntar a virilidade e a doçura, afinal é esta a imagem de São Paulo que trago em mim.

... Tem uns menino bom novo hoje aí na rua, pra lá e pra cá, que corre pelo certo.. Mas já tem uns também que eu vou te falar, viu.. só por Deus, viu! Ave Maria! ... este é um trecho da canção “Subirusdoistiozin” presente no CD “Nó na Orelha” produzido por Marcelo Cabral e Daniel Ganjaman, lá a gente encontra 10 músicas compostas por CRIOLO e um remix da bela e dançante canção “Samba Sambei”.

Ainda bem que São Paulo produz tamanha sonoridade, CRIOLO é motivo de alegria neste cenário as vezes sem cor da música popular brasileira, é também a prova viva de que o rap, o hip hop estão completamente “juntos e misturados” na música popular brasileira.
Que a docilidade da voz de CRIOLO e a força de suas composições possam atingir os mais distantes pontos do Brasil e do mundo afinal ele tem muito a dizer.
Um certo encantamento me envolveu desde que ouvi o CD “Nó na Orelha” e é assim encantado que sigo feliz por ter aqui em casa este “Nó na orelha”.



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Nenhum comentário: