quarta-feira, 14 de setembro de 2011

“ÁRIA AO VIVO” DEIXA DJAVAN AINDA MAIS SEDUTOR.







Não é atoa que o novo trabalho de Djavan lançado numa parceria de seu selo: Luanda Music com a gravadora Biscoito Fino trás como primeira canção a belíssima canção “Seduzir” de sua autoria que diz assim: ... Cantar é mover o dom, do fundo de uma paixão, seduzir, as pedras, catedrais, coração. Amar é perder o tom, nas comas da ilusão, revelar todo o sentido do andar, do voar pra ver o mundo. Nem que eu bebesse o mar encheria o que eu tenho de fundo ...

Pois é assim que esse alagoano que há muito tempo está na memória afetivo musical de grande parte dos brasileiros, nos arrebata em cada canção do CD/DVD “Ária ao vivo”, gravado no Grande Teatro do Palácio das Artes em Belo Horizonte em abril de 2011, com uma bela iluminação e figurinos que transformam Djavan no sedutor número “1” da MPB, em uma elegância raramente vista nos homens que estão no cenário músical de nosso Brasil.

Djavan nos presenteia com o melhor de seu repertório, parece mesmo que estamos fazendo um passeio pelo que de melhor este estupendo compositor produziu ao longo dos quase quarenta anos em que está na estrada, o repertório faz delirar qualquer fã da música brasileira.

É impossivel não se emocionar ao ouvi-lo interpretar “Lambada de Serpente” assim como é involuntário por se a cantarolar “Flor de Liz” este que é sem dúvida um dos maiores clássicos de nossa música, isso sem falar em “Faltando um pedaço”, “Sina”, “Pétala”, “Eu te devoro” e “Lilás”.

Além dessas canções que já são eternas, o lado interprete deste compositor esta presente nesta requintada produção, podemos apreciar sua interpretação para a canção flamenca “La noche”, assim como na mundialmente famosa “Fly me to the moon”, e em “Sabes mentir” , ainda temos o interprete a cantar: “Oração ao tempo” uma ôde ao tempo composta por Caetano Veloso.

E assim ao terminar de assistir/ouvir: “Ária ao vivo” fica aquela vontade louca de correr para a primeira fila do próximo show de Djavan.



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Nenhum comentário: