segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

“DESENCONTRO DE PRIMAVERA” - HERMES AQUINO E AS LEMBRANÇAS DE UM TEMPO FELIZ.





O selo Discobertas fez chegar até minha casa um dos trabalhos de Hermes Auino que estão registrados em minha memória afetivo musical há muitos anos, quando criança assistindoa s novelas da 19h da Rede Globo tomei contato com este cantor compositor e nunca mais me esqueci de suas melodias.

... ai a solidão é uma canoa
Navega o corpo e a alma boa
Alem do céu alem do mar ...

Não sei de que for se deu, mas a canção que tem acima um trecho trasncrito disperto dentro de mim ainda menino uma paixão maluca por Portugal, sua música, seu povo, sua comida, engraçado acho que a canção “Desencontro de Priamvera” foi feita apra algum personagem português que estava em alguma novela à epoca.

Obviamente já maior me apaixonei conscientenmente por Amalia Rodrigues, Dulce Pontes, Rui Veloso, Luis Reprezas, Mariza, Madredeus e tantos outros verdadeiros criadores da música popular portuguesa atemporal e indiscutivelmente maravilhosa.

Mas lembro-me bem das aparições de Hermes Aquino nos programas Globo de Outro e no fantástico e tinha algo neste cantor/compositor me fascinava talvez seja a facilidade com que suas canções se trasnformam em imagens quase “tocaveis” dentro de mim.

... ai no pensamento a gente voua
Qualquer problema é coisa atoa
Fica tão facil de se amar ...
Foi com uma enorme alegria que abri o CD e coloquei-o para tocar, parece que fui trasnportado imediatamente por um tepo onde minha casa tinha tacos de madeira no assoalho sempre encerados por mamãe, ao ouvir as canções de Hermes de aquino até mesmo aquele cheirinho de casa limpa tomou o ambiente aqui de casa.

Alegria em ouvir estas composições de Hermes Aquino e poder apresentar aos que amo tanto.




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Nenhum comentário: