sábado, 11 de outubro de 2008

Céu e Mar são achados no novo CD de CEUMAR e DANTE OZZETTI



... Quem estiver
Atrás de um grande amor
Achou !


Ao ouvir o novo CD de Ceumar e Dante Ozzetti é impossível não achar que se deparou com o melhor disco dos últimos tempos da nossa contemporânea MPB que vive cheia de grandes nomes e pouca criatividade.

Num disco simples e de um colorido ímpar que podemos apreciar logo pela capa intitulado simplesmente ACHOU ! é de um lirismo e de uma pureza que evoca os cantinhos mais esquecidos de nosso belo país cheio de uma sonoridade que um dia Mário de Andrade quis tornar pública.

Ceumar mineira de Itanhadu mudou-se para São Paulo no ano de 1995 e, desde então, vem abrindo espaço no meio musical desta selva de pedras que adora a musicalidade dos cantos do Brasil com dois ótimos CDs facilmente acháveis “Dindinha” e “Sempre Viva” emociona as platéias que tem o privilégio de ouví-la sempre.

Dante Ozzetti arranjador e produtor musical tem uma obra premiada, presença marcante nos CDS da irmã Na Ozzetti, se mostra um dos compositores que podemos considerar herdeiros daqueles que fizeram a MPB dos anos setenta mundialmente respeitados.

O CD só tem canções de Dante Ozzetti com diversos parceiros que vão de Alzira Espindola a Zélia Duncan, passando por Zeca Baleiro, Kleber Albuquerque, Chico César e o professor universitário de Luiz Tatit, autor de praticamente mais da metade do CD, a parceria se mostra afinada.

Algumas canções nascem deliciosamente antológicas como é o caso de “A TARDINHA” que diz mais ou menos assim “...o meu barquinho vai, mas a tardinha não cai não, que aflição, não vou suportar, tão só, tão só no mar ...”, essa salutar brincadeira permite arejar uma MPB que corre o risco de um dia vir a mofar.

A Serra da Mantiqueira abençoou sua filha com uma voz que traduz os Brasis escondidos no Brasil que a gente só vê pela mídia de maneira desfocada e desarranjada. Ouví-la cantar o fraseado rasgado da canção que diz “...quero viver de amor, de amor me colorir, abrir as asas pra você ...” é deixar a alma encher-se de céus e mares provavelmente nunca dantes navegados.

Portanto, não perca a chance de achar “ACHOU”, e colocá-lo em seu aparelho de som rapidamente.

Nenhum comentário: