sábado, 11 de outubro de 2008

PRA FALAR DE AMOR... E DE... EDUARDO CONDE.


Poucos devem se lembrar dele, mas sua voz registrada em pouquíssimos álbuns (CD), é tal forma marcante, que diria que a MPB deve ainda um grande Tributo a este artista brasileiro chamado Eduardo Conde.

Eduardo Conde esteve entre nós até seus 56 anos de idade e 37 de carreira, iniciada na segunda metade dos anos 60, com os festivais de música popular brasileira. Sua figura esguia, de longos cabelos lisos e rosto marcante, o levou às passarelas, mas ele preferiu investir na carreira de ator, em que destacou-se, nos anos 70, como protagonista do musical Jesus Cristo Superstar, versão pop da história bíblica.

Apadrinhado pela cantora Beth Carvalho que lhe ensinou tudo sobre música, gravou em 1969 seu primeiro LP chamado “Minha Chegada”, fora de catalogo obviamente. Retoma a carreira de cantor somente em 1995 com a gravação do CD “Pra falar de amor” e, em 1997, grava o belíssimo álbum tributo a obra de Suely Costa chamado “Intimo”.

Os CDs ainda podem ser encontrados numa busca mais detalhada na internet e vale a pena fazer parte de toda CDeteca de amantes da MPB mais pura e visceral. Com sua voz grave e com um charme e bossa únicos que misturam a firmeza de Orlando Silva e a delicadeza de Djavan, as músicas de Sueli Costa na voz de Eduardo soam como bálsamos pra nossas almas.

Grande sucesso na voz da cantora Simone a canção “ALMA” ganha um brilho especial gravada por Eduardo Conde no CD Intimo, os versos de Sueli Costa em parceria com Abel Silva são reciclados e enternecem o coração ... há almas que tem a mais louca alegrias , que é quase agonia, quase profissão ...

As alegrias, a voz firme, enternecem ainda mais nossos ouvidos ao ouvirmos ... quero cantar pra você / segunda-feira de manhã / pelo meu rádio de pilha tão docemente / e ajudar a escalar esse dia mais facilmente ... imortalizada na voz de Elis Regina e reconstruída magnificamente na voz de Eduardo Conde a canção “O PRIMEIRO JORNAL” também parceria de Sueli Costa com Abel Silva.

Ainda é possível sentir toda a singeleza do amor entre duas mulheres cantada na voz masculina, quando Eduardo Conde nos presenteia com a canção “A ALEGRIA E A DOR”, também da parceria entre Sueli Costa e Abel Silva, traduzindo e possibilitando que o som se transforme em imagens em nosso imaginário. Salve o amor, salve o cantor, salve a MPB que teve entre seus cantores Eduardo Conde ... quando a alegria se levanta / a dor espera / e o vento da sorte / bate a porta e abre a janela ...

Dedico esta matéria a um amigo distante, Carlos Elydio que me vem a memória sempre que ouço Eduardo Conde, saudades ...

Nenhum comentário: