sábado, 11 de outubro de 2008

OS SACRAMENTOS DE MARCOS.

A primeira vez que ouvi este cantor foiháuns três ou quatro anos atrás quando adquirri o CD Memorável samba da gravadora biscoito fino no relese encontrado no site da própria gravadora vimos assim a descrição deste trabalhoque me conquistou e me fez um apaixonado pela voz deste cantor carioca: ... Intérprete apurado do samba carioca de variadas épocas e estilos, o carioca Marcos Sacramento reafirma sua preferência - com habilidade - pelo gênero em seu novo disco, Memorável samba, pela Biscoito Fino. Trata-se do segundo álbum de Sacramento pela gravadora, por onde lançou em 2002 Saravá Baden Powell, em dupla com a cantora Clara Sandroni. O título do novo disco dá a idéia precisa do conceito proposto por Sacramento. São 13 sambas, todos de fato memoráveis, criados entre as décadas de 30 e 50. A expressão “Memorável samba” foi tirada de Meu Romance, composto por J. Cascata, em 1938, em saudação à Mangueira, sua jaqueira e suas pastoras: “Na tarde daquele memorável samba / eu me lembro, tu estavas de sandália / com teu vestido de malha / no meio daqueles bambas”. Sacramento é acompanhado por Luis Flavio Alcofra (violão) e Jaime Vignoli (cavaquinho), junto com os percussionistas João Hermeto, Marcelinho Moreira e Netinho...
Agora em final de 2006 Marcos Sacramento lança mais um CD solo pela mesma gravadora intitulado apenas Sacramentos, ao ouvi-lo é impossível não permitir que nosso imaginário leve-nos ao Rio de Janeiro dos anos 30 e 40, que venha a memória Araci de Almeida e Noel Rosa, que não mergulhemos nas histórias ingenuamente marginais de um Madame Satã que dominava a Lapa e assustava alguns.
O canto de Marcos Sacramento esta cada vez melhor, a sonoridade de seu CD é capaz de mobilizar um publico maior que o de muitos astros e estrelas da nata de nossa MPB, ele é sem duvida o cantor mais atual e o que melhor reflete o que nossa cultura popular tem de melhor, seu disco é uma verdadeira aula de história de nossa música ele canta neste “Sacramentos” canções de Baden Powell, Custódio Mesquita. Herivelto Martins, Davi Nasser, Noel Rosa, Ataulfo Alves, Fátima Guedes e ainda sobre espaço para uma composição própria intitulada: Falo de Amor que diz mais ou menos assim:
Falo de amor por onde ando
Falo de estalo, sem perceber
Falo de manhã, falo a tarde, falo ao anoitecer
No sol, na chuva, se a terra estremecer
Quando a política me empobrece
E a estatística me empobrece
Falo, falo, falo, falo de amor ...
Pois é isto é Marcos Sacramento o cantor !

Nenhum comentário: