segunda-feira, 13 de setembro de 2010

JOBIM E SINATRA FINALMENTE COMPLETOS












O ano era 1969, e o trabalho, num disco primoroso que unia Antonio Carlos Jobim e Francis Albert Sinatra, estava pronto para ser lançado. Os LPs já fabricados começavam a ser entregues as distribuidoras, até que repentinamente uma ordem de Sinatra pede para que se arquive o LP.

Aparentemente contra gosto a gravadora obedece as ordens do todo poderosos Sinatra e recolhe os LPs e arquiva o projeto. E dizem que tal desejo se manifestou porque entre uma e outra canção Tom Jobim chama Sinatra de ‘meu amor’.

Em 1969 com a fama de cantor numero hum da América, é provavel que Frank Sinatra não quisesse de maneira nenhuma colocar em risco sua fama de “macho” cosntruida pelos anos afora principalmente com suas atuações nas telonas e nos romances que incluiam até um princesa linda.

Agora, em 2010, a gravadora Universal Music coloca no formato CD a obra “The Complete Reprise Recordings” que traz todoas as gravações daquele LP que outrosa Sinatra pedira que fosse arquivado por sua gravadora de então.

Com total avidez por ouvir corri para trazer o meu CD para casa, e como era de se esperar trata-se de uma obra primorosa, uma onda de tranquilidade nos invade ao ouvir o CD do começo ao fim, alias torna-se impossivel não ouvi-lo inteiro. E repeti-lo!

Estão lá as músicas: ‘Garota de Ipanema’, ‘Wave’, ‘Dindi’, ‘Bonita’, ‘Triste’,’Corcovado’, ‘Meditação’, ‘Água de Beber’ e tantas outras, todas vertidas para o ingles e com participação esfuziante de Tom Jobim, alias ao acabar de ouvir o CD penso que Frank Sinatra não deixou o disco sair por puro medo de uma comparação com o jovem Tom Jobim, que certamente tornar-se-ia um idolo americano.

A cada tempo da ausencia sentida de Tom Jobim, o Brasil reafirma com todas as certezas que o nosso Maestro Soberano, é de fato, um Maestro com vocação para o dominar o Mundo.






Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Um comentário:

Edmur disse...

Oi Paulo!
Descobri seu blog hoje por uma feliz coincidência.
Fiz um post sobre os 84 anos que Jobim faria dia 25/01/11 e estava procurando alguma coisa no Google.
Bingo...achei você rs
Parabéns e um abraço.
Obs: Em relação ao veto de Sinatra, deve haver algum outro motivo; ele não devia ter essa insegurança toda...

Edmur - Grupo 3 na Bossa
www. 3nabossa.com.br
http://diariodomagro.zip.net