quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

GAL COSTA A MAIS BELA DAS BELAS VOZES DO MUNDO!





Gal Costa sempre teve lugar privilegiado em minha morada, sua voz vive a embalar momentos de minha vida, meu Deus e como existem momentos cuja a trilha sonora fora totalmente arquitetados a partir da voz cristalina desta cantora que me encanta desde sempre.

Tive um grande amigo/irmão que já partiu chamado David Francisco Ajudarte que era um adorável fã maluco de Gal Costa,a s conversas intermináveis com David sempre me fizeram aprender mais e mais sobre a importância de Gal Costa no universo musical brasileiro.

Meu querido amigo partiu inesperadamente montado num rabo de cometa seguindo o caminho de Elis Regina e desde então passei a ouvir menos Gal Costa, talvez com medo de não ter com quem comentar as emoções que está voz causa em minha vida.

Desde então venho acompanhando de longe o caminho musical desta cantora, mas neste dezembro não resisti, e corri a comprar o CD “Recanto” que Gal Costa acaba de lançar pela Universal Music, recheado de canções inéditas de Caetano Veloso.

Só posso dizer que a audição desde o primeiro instante foi impactante há muito não me sentia tão estupefato diante de um trabalho musical, incrível como a força do canto de Gal Costa continua aquele mesmo que me toca e que faz a trilha sonora de minha vida.

Um CD que se perpetuará tempos a fora tamanha a qualidade da produção e da “modernidade” que ele trás em si, a idéia de chamar uma moçada que entende de sons atuais ressaltou ainda mais as qualidades desta que é sem duvida uma das maiores cantoras do mundo.

Há muito tempo não lia nada tão belo no universo da música popular brasileira quanto são os versos das canções compostas para Gal Costa cantar em “Recanto”, salve a Bahia e seus orixás, salve as divindades Gal costa e Caetano Veloso!

“Neguinho não lê, neguinho não vê, não crê, pra quê
Neguinho nem quer saber
O que afinal define a vida de neguinho
Neguinho compra o jornal, neguinho fura o sinal
Nem bem nem mal, prazer
Votou, chorou, gozou: o que importa, neguinho?”




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

3 comentários:

Carlos Cristiano disse...

Um bom texto, palavras bem distribuídas no universo emocional, você falou do teu amigo e mostro a saudade, a falta dessa amizade de uma forma doce usando Gal Costa como um gancho! Gostei mesmo!

Catarina B Santos disse...

Muito bem! Partilho contigo a admiração por Gal e este novo cd, diferente de tudo o que ela fez até aqui, é fantástico. Como disse Fernando Pessoa "primeiro estranha-se, depois entranha-se"...

clovis disse...

Davi certamente estaria com o cd gasto nesse momento. Comentando cada faixa. Vasculhando cada sílaba..."Neguinho" foi paixão à primeira vista. Caetano continua um observador crítico do cenário social. Em que pese sua mania de posicionar-se políticamente...O disco é dele e recuperou Gal depois daquele chatissimo "hoje"...