sábado, 1 de novembro de 2008

ENTRE O AMOR E O MAR ESTÁ JUSSARA SILVEIRA.



A grande cantora baiana Jussara Silveira produziu esse belíssimo CD que homenageia o Mar. Patrocinado pela Petrobras este trabalho da cantora é envolvente e fascinante assim como é o mar.

Jussara Silveira buscou da modernidade pop à consagradas canções o que transformou na síntese para sua compreensão sobre o que é ou pode ser o mar na vida de todos os humanos desta nossa terra, que é banhada de costa a costa, pelo oceano Atlântico.

Sua voz cristalina e doce contrasta com o salgado do mar e chega a nossos ouvidos numa transparência só vista em praias ainda desertas deste imenso pais chamado Brasil.

Em Morena do Mar, de Dorivel Caymmi, ela supera-se e resvala na genialidade das grandes damas das canções populares do mundo, imortalizando-o que há muito já o estava, é impossível não se emocionar ao ouví-la transpor para o canto os versos de Caymmi :

... à morena do mar
Oi eu, ô morena do mar
Ô morena do mar
Sou eu que acabei de chegar
Ô morena do mar ...

Este lamento em forma de canção é comovente, só mesmo os grandes amantes conseguirão perceber este choro e clamoroso pelo amor da parceira numa da inúmeras chegadas que o pescador faz ao longo da vida, sedento de água doce, de docilidade que só o amor pode trazer.

Em alguns momentos temos a sensação de estar ouvindo outras cantoras que não a própria Jussara Silveira, isso porque sua qualidade vocal é muito parecida com as das damas de nossa canção, mas nada que a desmereça pelo contrário, instantaneamente somos devolvidos à presença forte e única desta, que sem dúvida, é uma das maiores cantoras que a Bahia já entregou ao Brasil

Nenhum comentário: