sábado, 1 de novembro de 2008

A VOZ E O PIANO EM ALAÍDE COSTA



Quando em 1972 Milton Nascimento convidou-a para um dueto em seu maravilhoso Clube da Equina e, em seguida produziu um Compacto duplo só de Alaíde Costa, podíamos ali perceber um tributo a esta que foi a primeira negra a invadir o fechado universo dos compositores da MPB.

Parceira de Vinicius de Moraes e Tom Jobim Alaíde Costa é um destes casos que ao longo dos anos só fez melhorar e aprimorar seu canto, sua sofisticação é algo embriagador.

Final de 2006 ela junta-se novamente ao pianista João Carlos Assis Brasil para lançar seu Piano e Voz pela gravadora luamusc. O disco sem duvida nenhuma é um dos melhores lançamentos dos últimos tempos,a cada canção é possível sentirmos a respiração de Alaíde Costa que vai aos pouco nos tomando até que no embarca numa viagem pela musicalidade de seu peculiar universo.

O CD é aberto pela bela composição do grande maestro Radmés Gnatalli Noturno, em belíssimo arranjo que torna-se magnânimo fazendo com que um arrepio tome todo nosso corpo durante sua audição.

Gravado na primavera de 2006 com produção de José Milton, o disco busca em pérolas de nosso cancioneiro a inspiração para esta cantora, que é referência na MPB, pelo seu canto carregado de uma técnica impecável e por suas leituras raras e pessoais das canções.

Mas é ao ouví-la na canção de Joyce e Ana Terra, Essa Mulher, que sentimos a força e o quão esta cantora é especial e deve ser reverenciada constantemente por todos os ouvintes de boa música em nosso país, certamente é impensável não aplaudi-la de pé ao ouví-la mastigar as palavras da canção que nos diz assim :

... ser cantora, ser artista.
isso tudo é muito bom
e chora tanto de prazer e de agonia
de algum dia, qualquer dia
entender de ser feliz ...
mesmo que nos percebamos ao final da interpretação apenas a frente de nossa aparelhagem de som e não de um palco, onde esta estrela que se chama Alaíde Costa deve permanecer sempre.

Nenhum comentário: