sábado, 1 de novembro de 2008

NEGRA LI E A TENTATIVA DE SER LIVRE .



... um dia eu vou estar á toa
e você vai estar na minha
eu sei que você sabe
que eu sei que você sabe
que é difícil de dizer ...

Quando há uns dois anos atrás atraído por uma participação de Caetano Veloso no CD de Helião e Negra Li entrei em contato com o canto desta cantora, chamada por batismo de Liliane, fiquei impressionado ao ouvir suas interpretações no CD, pensava caramba tá ai uma grande cantora, aliás mais uma grande cantora neste cenário nacional tão rico em vozes femininas.

Agora com seu primeiro grande CD solo Negra Li é capaz de dar uma palhinha do que será capaz de fazer no universo musical brasileiro se for bem conduzida e, principalmente, se não se deixar conduzir por qualquer encantamento passageiro.

Sem dúvidas estamos contemplando o nascimento de uma grande dama da canção popular no Brasil, ela tem atrevimento suficiente para mesclar a ultra cult Marisa Monte ao hip hop que gosta de fazer e transformá-lo assim num hit do verão brasileiro como há muito não se ouvia e via inclusive na telinha de uma das maiores redes nacionais de TV.

Novamente Negra Li trás Caetano Veloso para seu lado numa participação acertada neste seu CD – Livre – lançado no final de 2006 pela gravadora Universal Music. Também neste mesmo final de ano todo o Brasil pode vê-la e apreciá-la como atriz na badalada minissérie chamada Antonia que já tem acertada sua continuação agora em 2007.
Negra Li também compõem e grava neste CD algumas de suas composições, observe nesta letra o despontar de uma poetiza de mão cheia: ... é tão triste o ódio / eu assisto e choro / é preciso logo compaixão / Sou Negra Li, estou aqui, sim, e não aturo / cadê a compaixão ...

É a linguagem de nossas favelas e morro que ganham força na voz dessa bela jovem afro-descendente cheia de garra pra construir rasgando à unha seu espaço em nosso universo musical

Fora a participação de Caetano Veloso numa canção escrita por ele mesmo, ainda temos o compositor Nando Reis com a canção que dá titulo ao CD Negra Livre e que vale uma conferida com calma ... está em todo som, na boca, nas palavras / está em outro tom, nas sílabas caladas / A minha linda voz ...

Linda e imperdível voz, salve Negra Li !

Nenhum comentário: