sábado, 1 de novembro de 2008

RITA RIBEIRO E A FORÇA DO CANTO AFRO-RELIGIOSO.



Há muitos anos a cantora Rita Ribeiro tentava viabilizar seu Projeto chamado Tecnomacumba, apresentando há muito tempo por todo o Brasil com show que traz o repertório do CD. Ela encontrou muitas dificuldades para sua viabilização, incrível mesmo foi como chegou a gravadora Biscoito Fino.

Pronta para uma produção totalmente independente iniciou as vendas pela Internet de seu CD, quando já mais de 500 encomendas haviam sido feitas a gravadora Biscoito Fino procurou a cantora propondo co-produzir e distribuir o CD, o que deu um impulso decisivo ao projeto, que na verdade é uma aula publica sobre a religiosidade de nosso povo.

Tecnomacumba é aberto por uma adaptação da própria Rita Ribeiro chamada Saudação/Abertura, onde ela parece evocar todas as entidades da natureza para acompanhá-la durante todo seu cantar.

Ela buscou em todos os cantos da MPB canções que traduzissem seu desejo de flertar bem de perto com a religiosidade que os africanos trouxeram para enriquecer nossa cultura. Temos Jorge Benjor, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Nei Lopes e, é claro, o grande Dorival Caymmi.

Mas nada se compara ao prazer inenarrável de ouvi-la cantar um clássico do cancioneiro pop anos 70, que foi popularizado na voz de Ronnie Von “Cavaleiro de Aruanda” que diz assim:

... quem é o cavaleiro
Que vem lá de Aruanda
É Oxóssi em seu cavalo
Com seu chapéu de banda
Ele é o filho do verde
Ele é o filho da mata ...

é necessário ouvir e deixar-se tomar pela energia que o som desta música nos traz , a voz de Rita Ribeiro anda bem protegida. Que continue assim.

Nenhum comentário: