sábado, 1 de novembro de 2008

OS OUTROS TONS E A OUTRA FÁTIMA.




Este primoroso CD lançado após muito tempo de ausência no mercado fonográfico pela cantora e compositora Fátima Guedes, um dos ícones de nossa canção, que surgiu no final da década de 70 e teve sua explosão na década de 80, sendo inclusive gravada por Elis Regina de maneira ímpar está novamente com o melhor trabalho do ano de 2006.

Fátima Guedes acertou em cheio ao selecionar dentre a obra do grande Tom Jobim canções que passaram quase que despercebidas pela grande massa que cultuou a bossa nova e que ela resgata de forma quase didática.

A cantora toma a vez da compositora neste belo CD e mostra o quanto ela está primorosa e com uma voz que a coloca definitivamente entre as grandes intérpretes de nossa MPB.

Ela um dia compôs para uma bela cantora de nossa MPB essa canção:
Eu sou uma voz, eu sou uma figura,
sou o meu sonho
de o ver realizado.
hoje eu descobri o mais incrível,
sou quase inacessível,
estou tão longe desta estrela ...
pois bem, Fátima Guedes neste CD se transforma na tradução mais que perfeita da canção escrita por ela nos anos 80.
O belo CD tem como primeira canção uma compilação do maestro Tom Jobim e o maior poeta de nossa língua Vinicius de Moraes chamada “Na hora do Adeus”, gravada pela primeira vez em 1960 e por aí vai. Cada pérola é lapidada com interpretações inesquecíveis e arranjos belíssimos.
O CD se torna ainda mais raro porque traz impresso em seu livreto a história de cada canção de maneira sucinta e clara e nos remete a um passeio na história da obra deste compositor que tanta falta faz entre nós. Você pode descobrir quem primeiro gravou a canção, e qual o contexto no qual ela foi escrita, este cuidado é raríssimo em nossos CDs.
Fátima Guedes já começou a divulgar o CD em shows que devem percorrer por muito tempo todo nosso país. Vale a pena não só adquirir o CD que é da Rob Digital, como procurar descobrir onde Fátima anda se apresentando para conferir ao vivo essas interpretações únicas que ela dá ao saudoso maestro soberano tom Jobim

Nenhum comentário: