domingo, 18 de outubro de 2009

A ERA ILUMINADA DA MÚSICA INFANTIL BRASILEIRA.
















Em outubro de 2008 a Rede SESC de Televisão, reuniu em São Paulo - mais precisamente no SESC Fábrica no bairro da Pompéia - os cantores (as), Luisa Possi, Na Ozzetti, Marcelo Pretto e Toni Garrido. Sob o comando de Mario Manga a trupe de convidados entoaram canções de sucesso popular dedicadas ao publico infantil desde os anos 60.

Na ocasião não soube do show e nem percebi sua passagem pelo canal SESC de televisão, mas agora em outubro de 2009 numa grata reapresentação no ultimo dia 12 de outubro, pude curtir 1 hora e pouco passar de forma prazerosa, me permitindo o êxtase em frente a telinha daTV.

Transformado num belo especial de TV, o show entrou para a série ERA ILUMINADA apresentada no irregular mas genial grade de programação deste canal de televisão disponível somente para assinantes de canais a cabo. o que não deixa de ser lamentável a atitude.

Fã da cantora Na Ozzetti deste a época do grupo RUMO, nos anos 80, é uma delicia vê-la transitar por entre o universo das canções infantis. Suas interpretações são sempre de uma delicadeza sublime, imagem então quando se trata do cancioneiro infantil, sua melhor interpretação para mim é “Dona Baratinha”. Isso mesmo! Aquela musica gravada em disquinhos coloridos que alegravam a vida e as vitrolinhas da gente, há anos atrás. O vestido que Na Ozzetti usa no show é uma replica estilizada da roupa de uma baratinha na cor vermelho-genial.

Filha de Zizi Possi a cantora Luisa Possi vem ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional da boa canção brasileira, e aqui se afirma com tranqüilidade em interpretações apaixonantes. Causa um certo estranhamento vê-la cantar “Ilariê” (sucesso de Xuxa nos anos 80), mas passado este susto ouvi-la e vê-la linda interpretando “Valsa da Bailarina” de Chico Buarque e Edu Lobo é muito bom. Luisa veste uma roupa de princesa encantada o que realça sua graça e beleza e encanta os pequeninos e os nem tanto da platéia e dos sofás de casa.

Já Marcelo Pretto, excelente, dá uma vivacidade lúdica a cada uma de suas interpretações, e é realmente emocionante vê-lo interpretar cada uma das canções que lhe foram confiadas, e com grande presença cênica e voz poderosa ele mostra ter um colo de grande pai, onde todos os filhos cabem e são bem vindos. Belíssima voz! Eis um cantor a quem se deve prestar muita atenção sempre.






Já Toni Garrido soa destoante entre os outros cantores (as). Parece não ajustado como um peixe fora d’água. Não chega a comprometer nas corretas interpretações, mas fica a sensação de que poderiam ter convidado outro cantor, quem sabe Carlos Navas, enfim... Eis um show que mereceria ser transformado num belo DVD para que pudéssemos presentear nossas crianças em todos os dias 12 de outubros que virão.


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

2 comentários:

Marsal Melo disse...

Assisti só ontem esse espetáculo na TV Aparecida. Como você disse, que pena que não tem um DVD. Será que nessas alturas já não existe?! Gostei demais!!!

Anônimo disse...

Demais o espetáculo! Vi hoje na TV SESC. Queria muito presentear meu bebê de 3 meses com esse belo show, afinal muitas das musicas eu canto pra ele.
Será que não existe o dvd mesmo?

Abraço

Silvana Barreto