domingo, 18 de outubro de 2009

CASUARINA.


A série MTV Apresenta trás ao grande publico o primeiro DVD do grupo carioca CASUARINA, registro feito na Fundição Progresso no Rio de Janeiro. Já estava na hora do grupo chegar ao DVD e ampliar seu numero de fãs que já não são poucos, mas que ainda se concentra na cidade onde nasceu: a Cidade Maravilhosa.

A qualidade e esmero com que o grupo trata suas apresentações são cativantes, desde seu primeiro trabalho em CD eles tocam aqui em casa, e confesso que me emocionei muito ao ouvir, tempos atrás, a gravação de “Laranja Madura” música de Ataulfo Alves muito cantarolada por meu pai nos longos e gostosos domingos de minha infância.

Se não fosse tão precioso ouvir e ver o grupo neste registro de um belíssimo show, que junta algumas das perolas gravadas em suas vozes, o time de convidados é único e motivo de toda a reverencia possível para os que amam a boa música feita neste país.

O primeiro a entrar é Paulinho Moska, convidado a entoar a canção “Cabelos Brancos” (Herivelton Martins e Marino Pinto) numa típica parceria comum nos Arcos de Lapa. O número é agradável e mostra o quanto Moska tem se tornado imprescindível no cenário da musica brasileira contemporânea.

Bem, o convidado seguinte é de encher a telinha da casa de gente de alegria por saber que este país tem este mestre em nossa MPB. Ninguém menos que Roberto Silva cantando a hilariante “Jornal da Morte” que diz mais ou menos assim “... Treslocada, semi-nua / Jogou-se do oitavo andar / Porque o noivo não comprava / Maconha pra ela fumar ...” imaginem isso na voz deste Mestre?! Único e Maravilhoso (com ‘M’ maiúsculo, mesmo).

O convidado seguinte pode parecer destoar um pouco de todo conceito criado e mantido pelo grupo, mas é feliz a participação do Barão Vermelho Frejat, que passeia tranquilo na canção de Adoniran Barbosa “Já Fui Uma Brasa” quem mais poderia por um tipo cantor de rock carioca para interpretar uma das mais paulistanas composições de Adoniran Barbosa? Só mesmo o CASUARINA.

O último convidado é para se assistir e ouvir com os olhos rasos d’ água: simplesmente Wilson Moreira que entoa sua grande obra prima em parceria com Nei Lopes, chamda: “Senhora Liberdade”. De fato, emoção que faz os corações gritarem junto as imagens a bela letra da canção que diz “... abre as asas sobre mim, Oh senhora liberdade ...” É só emoção!

Bem descrevi aqui apenas os momentos com os convidados, mais aí são só quatro canções e o DVD tras 23, portanto, deixo com vocês a alegria e o encanto de ver e ouvir em DVD CASUARINA da série MTV Apresenta.


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: