domingo, 4 de outubro de 2009

O QUE ANDA “NA CABEÇA” DE MARCOS SACRAMENTO!


Marcos Sacramento lançou há alguns meses pelo selo Biscoito Fino um CD intitulado “Na Cabeça”, e isso possibilita a nos, fãs, imaginarmos o que anda na cabeça de nosso ídolo, e a audição do CD alegra nossos corações.

Andam pela cabeça de Marcos os compositores clássicos, tais como: Chico Buarque, Paulo Padilha, Cartola, Zé Paulo Becker, Paulo Cesar Pinheiro, entre outros, e, claro, Noel Rosa.

Vivo a pensar que se Noel Rosa fosse vivo, certamente não teria apenas “A Dama do Encantado” a interpretar suas canções, mas também teria “Um Cavalheiro Encantado” a tornar suas canções, irresistíveis aos ouvidos deste Brasil.

Marcos Sacramento é parceiro de algumas composições deste novo trabalho, que já circula Brasil a fora em forma de um belo show. A canção que dá nome a este trabalho diz assim: “... não vou dormir / com esse samba todo na cabeça / insone, tento inventar um novo por do sol / mas tudo real, agora, é uma grande aurora / um céu que insisti em chegar / invasivo, furta – cor / e o samba chega ... “

Este carioca, morador co centro do Rio de Janeiro, é capaz de fazer-nos esquecer que este é “quase” um país de cantoras e com sua voz sincopada alegra a vida de seus ouvintes com a leveza e grandiloqüência que só o cancioneiro popular é capaz de provocar.

Noutra canção em que divide parceria, nosso cantor diz: “... um samba para o amanhecer / para o nosso amor / para o renascer / para acreditar / um samba para a dor ...” E desta forma permiti que a leveza dos movimentos da natureza tomem sua maneira de cantar a ponto de expandir, através do sopro do vento, seu cantar pelo mundo afora.

Sou fã incondicional já a certo tempo de Marcos Sacramento e às vezes lamento que o grande publico ainda não o conheça, mas outras vezes me alegro em saber que apenas os amantes da boa musica brasileira conhecem seu trabalho num movimento egoísta que só os que amam sabe como funciona. Salve o “Cavalheiro Encantado” da MPB.

Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: