segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ELAS CANTAM ROBERTO CARLOS.


Como o especial transmitido pela Rede Globo de Televisão foi picotado, o show em homenagem ao Rei Roberto Carlos, gravado no Teatro Municipal de São Paulo no primeiro semestre deste ano, foi objeto de imensa curiosidade para aqueles que não tiveram o privilégio de estar lá. E nos fãs incondicionais das DIVAs de nossa MPB, contamos os dias até o lançamento do DVD.

Pois bem! Esse dia chegou, e em minhas mãos encontra-se o tão esperado DVD. Vi e revi algumas vezes desde sua chegada, confesso que o final do show me encheu os olhos de lágrimas, não sei explicar ao certo o porque. Mas deve ter sido por ver tantas mulheres incríveis tornarem-se menininhas novamente diante da possibilidade de dividir o vocal com Roberto Carlos. Estava estampado no rosto de cada uma o sonho de menina realizando-se.

Mas confesso que dos 22 números musicais que encontramos no DVD lançado pela Sony Music, nem metade deles me comoveu ou tocou meu coração. Sim, por que apesar de não figurar entre meus cantores prediletos da MPB, as canções de Roberto sempre tocaram meu coração, principalmente as feitas em parceria com Éramos Carlos e, sobretudo, estas cantadas por nossas DIVAs.

Muito embora muitas das cantoras convidadas não figurem em meu rol de DIVAS, respeito e conheço o trabalho de cada uma que estiveram no palco do teatro Municipal de São Paulo.

É bom avisar aos leitores que o DVD está picotado! Alguns números não entraram, como o de DANIELA MECURY em duo com WANDERLÉA na canção “Esqueça”, e o segundo numero de IVETE SANGALO, sem falar na canção “É Preciso Saber Viver”, cantada por todas as DIVAs e o Rei, portanto não temos o show na integra, o que á é uma pena (e um desrespeito aos fãs, também.).

Tocaram me profundamente as participações (em ordem) de ZIZI POSSI e LUIZA POSSI e a interpretação em italiano da canção que levou Roberto Carlos a vencer o Festival de San Remo, ALCIONE e sua versão (pelos bares da vida...) de “Sua Estupidez.”, a alegria sempre estonteante de Daniela Mercury em “Se Você Pensa.”, WANDERLEA entoando a que talvez seja a mais bela canção que Roberto Carlos tenha feito para um amor seu “Você Vai Ser Meu Escândalo.”. Bonito também fez a serena ROSEMARY, ao entoar “Nossa Canção.”, ADRIANA CALCANHOTO esteve perfeita em “Do Fundo do Meu Coração.”, NANA CAYMMI sempre DIVA em “Não se Esqueça de Mim”, ANA CAROLINA magistral em “Força Estranha.” e a de fato DIVA de todas as artes “MARILIA PERA”, plena em “120... 150... 200 km por Hora”, simplesmente arrepiante!

Bem, os outros números, para mim, são totalmente desnecessários e é ai que lamentamos profundamente a falta de: Maria Bethânia, Gal Costa, Simone, Marisa Monte, Zélia Duncan, Fernanda Takai, Rita Lee, Jussara Silveira, Beth Carvalho... Nomes que certamente tornariam esta bela idéia no que de mais genial já haveria sido feito em matéria de homenagens ao Rei da canção popular brasileira. Outro? Só daqui a 50 anos, ou quem sabe no próximo especial de final de ano.


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Revisão Afetiva: André Menezes

2 comentários:

Geise Cruz de Souza disse...

Vou assistir o dvd afinal picotado ou não Roberto sempre será o Rei.

Unknown disse...

Acrescento que gostei também da Fafá de Belém; que me entristeci com a Marina Lima; que além de sentir falta da Betânia, Gal e Simone, lamentei a ausência das músicas "Proposta", "Outra Vez" e "O Portão".