terça-feira, 10 de novembro de 2009

O TEMPO DELICIOSAMENTE QUENTE DE MARINA MACHADO.


Que tal iniciar o dia ouvindo numa bela voz feminina vinda lá das Minas Gerais? Numa canção que diz assim: “...Sol na cabeça num dia de frio / O tempo frio num dia de sol / A juventude escorrendo nas veias / Inevitável é estar com sol / Na esperança de que um dia tudo mude pra melhor ... “, só saberá a alegria que isso causa ao coração os que se prontificarem a ouvir Marina Machado e seu CD: “Tempo Quente” , lançado em 2008 pela EMI.

Durante muito tempo atravessei a cidade para chegar ao trabalho em 2008 ouvindo a voz de Marina Machado e posso afirmar que se Minas Gerais existia dentro de mim, hoje ela existe com muito mais força. Minha geração que cresceu considerando Milton Nascimento como sendo a voz masculina do Brasil, tem que descobrir, assim como Milton o fez, as qualidades desta cantora tão feliz.

Este é o primeiro trabalho de Marina Machado por uma uma grande gravadora, ela tem alguns outros CDs muito interessantes sempre com a presença marcante do músico Flavio Henrique, mas a possibilidade deste trabalho surgiu após Marina acompanhar pelo mundo participando também do DVD de Milton Nascimento chamado “Pietá”.

O CD conta com a participação de Milton Nascimento, Seu Jorge e Samuel Rosa, o que apenas serve para realçar mais ainda o talento desta que considero a mais completa cantora da nova geração que desponta nesta primeira decada do século XXI que vai chegando ao fim.

Pensando naquele tributo feito pelas cantoras da MPB ao rei Roberto Carlos, certamente os idealizadores e diretores do show não ouviram a gravação de Marina Machado para a quase desconhecida “Grilos” que, em duo com Samuel Rosa, cantam “...Sei que o mundo pesa / Muitos quilos / Não me leve a mal / Se eu lhe pedir / Para cortar os grilos / Guardar os grilos ...” ao ouvir a canção a vontade é de sair por ai cantarolando feliz a melodia... Que pena que os idealizadores de grandes projetos sejam tão caretas e covardes.

Ouvir Marina Machado faz bem pra alma e tras a certeza infinda de que nossa música e nossas cantoras são de fato as melhores do mundo.


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Revisão Afetiva: André Menezes

Nenhum comentário: