domingo, 22 de novembro de 2009

O ROMÂNTICO FABIO JR EM PLENA FORMA .


Devo confessar que minha admiração por Fabio Jr sempre foi dirigida a sua verve de ator. Desde que o vi em “Ciranda Cirandinha” achei que estava diante de um dos grandes destaques do mundo das artes dramáticas, tal impressão só fez confirmar em sua atuação majestosa no filme “Bye Bye Brasil”.

Enfim, como príncipes transformam-se em sapos, assim como vice e versa, deixei Fabio Jr. virar sapo em meu acervo musical nas ultimas décadas, nunca dando importância a seus trabalhos e sempre achando que o pais perderá para a mesmice um grande talento na dramaturgia nacional.

Em 1998, quando assisti na TV um especial intitulado “Fabio Jr e Elas’, hoje meio picotado e disponível em DVD, pus-me a pensar o quanto este artista era respeitado no universo musical, afinal pelo programa de TV desfilaram de Angela Maria a Simone, de Elba Ramalho a Fernanda Takai e de Wanderléa a Zélia Duncan, isso sem falar em Joanna, Fafá, Sandra de Sá e Paula Toller, ou seja, 11 anos antes do Rei Roberto Carlos fazer o seu “Elas Cantam Roberto” Fabio Jr já tinha feito o seu.

Depois disso deixei novamente esquecido em meu acervo este artista, quando há tempos atrás ouvi a noticia de que tal especial de TV sairia em DVD voltei a pensar na carreira de Fabio Jr, quando adquiri o tal DVD fiquei surpreso que as convidadas daquele programa foram reduzidas a metade, mas de qualquer forma estava registrada para sempre um momento especial na carreira de Fabio Jr.

Mas definitivamente, hoje ao ouvir algumas vezes e sem vergonha de falar para os amigos queridos o Cd “Romântico”, lançado por Fabio Jr pela gravadora Sony Music, digo que o Brasil deve ser orgulhoso de ter um cantor desta categoria. Neste trabalho, Fabio Jr. consegue dar vida nova a muitas canções já desgastadas pelo tempo. Vejam bem, inclusive ele consegue enfim dar a interpretação definitiva a canção “É o Amor”, aquela mesma que Zezé de Camargo e Luciano lançaram para o Brasil, e que Maria Bethânia insisti em incluir em seu repertório.

Que burro fui eu que abandonei por décadas a carreira deste que, certamente, é o maior interprete da canção brasileira de sua geração. Fabio Jr é nosso último grande ROMANTICO.




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Revisão Afetiva: André Menezes

Nenhum comentário: