segunda-feira, 2 de novembro de 2009

BENITO DE PAULA: DO JEITO QUE A VIDA QUER.


Chegou a pouquíssimo tempo nas lojas o primeiro DVD de um dos mais populares compositores das décadas de 70 e 80, ninguém menos que “Benito de Paula”, precursor do intitulado (de modo pejorativo) pela considerada elite do samba carioca “samba-jóia”. Este trabalho trás uma síntese do que foi realizado pelo compositor, que andava um tanto esquecido da grande mídia.

Certamente, Benito de Paula nunca foi esquecido pelo publico. Prova disso é notar a participação in loco de sua fiel platéia, que entoa com entusiasmo todas as letras das canções do compositor feitas em seu período áureo. Veja bem: TODAS as músicas!

Confesso que minha memória afetiva musical da infância carrega a canção “Charlie Brown” por onde caminho nestes mais de 40 anos de vida de amante do cancioneiro deste nosso Brasil. Não sei se por que associei sempre ao personagem de desenho animado, ou se porque a melodia de fato cola em nossos ouvidos para nunca mais soltar,

Senti falta de pelo menos uma canção de Benito de Paula que há alguns anos atrás ouvi Maria Bethânia cantá-la em seu show “Tempo, Tempo, Tempo, Tempo”, em que comemorava seus quarenta anos de carreira. Fui impulsionado a adquirir um cd de Benito de Paula, que trás dois LPs remasterizados e que por meses não saiu de meu aparelho de som.

Já ia me esquecendo de dizer qual era essa canção: “Vai Ficar na Saudade”, linda canção que foi esquecida pelo autor neste DVD, que acertadamente a gravadora EMI faz chegar até os fãs ávidos por ter e ver Benito de Paula.

A grata surpresa se faz com a apresentação de seu filho, Rodrigo Velozo, que se mostra um exímio pianista e bom cantor ao entoar a canção “Beleza que é Você, Mulher”. Emocionante!

Com visual extravagante (cenário todo vermelho), Benito de Paula mostra a todos nos, amante da boa música, que o Brasil carece muito de novos compositores que sejam capazes de produzirem canções populares que venham a tornar-se atemporais, como as que ele um dia compôs.




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Revisão afetiva: André Menezes

Um comentário:

claudia disse...

Oi, como vai vc?
Adorei seu artigo, adoro Benito. É uma paixão desde criança que começou quando o vi ao piano cantando alegremente Charlie Brown, é claro! Eu tinha sete anos; fiquei facinada e até hoje, gosto demais dele e de sua voz linda e inconfundível. Espero que ele traga o show para São Paulo.

Um forte abraço,
Cláudia