domingo, 22 de novembro de 2009

COMO É BOM OUVIR ALINE CALIXTO .


Nada melhor do que ouvir a maravilhosa voz de Aline Calixto entoando versos e reversos de canções que alegram a alma de todos que amam a música brasileira, como Milton Nascimento, Aline é nascida no Rio de Janeiro mais criada em Minas Gerais, pronto nada mais é preciso falar, afinal o Brasil é isso a MoMA de litoral e interior.

A voz melódica, sensual, aveludada e sobretudo cativante de Aline consegue nos paralisar para dedicar atenção plena ao sons que emite quando abre a bela boca que emite sinais de que estamos de fato diante de uma grande DIVA da MPB.

Impossível não lembrar de Clara Nunes, mas só de clara?? Não, não, é impossível não lembrar de Marisa Monte compositora de suas belas canção, Aline é assim também compões e são três a canções que estão registradas neste belo CD que tem apenas seu nome no titulo “Aline Calixto” lançado pela Warner Musica no primeiro semestre de 2009, é bom prestar atenção ans composições de Aline neste trabalho: “ Cara de Jiló”, “Você ou eu” e “O dragão da maldade contra o santo guerreiro”.

Delicoso é ouvi-la na terceira canção do CD intitulada “Enfeitiçado” de Affonsinho que diz mais ou menos assim: ... Uma colher de amor purinho / Um burburinho da manhã / Três dedos de leite quentinho / Um céu gigante, uma avelã ... só mesmo ouvindo para poder compreender a alegria que é ouvir Aline Calixto.

O grande Edu Krieger esta rpesente neste primeiro trabalho com duas composições: “ Uma só Vez” que encerra o CD dizendo: ... Quando a tristeza chegar, já fui / Não quero nem saber de dor / Tristeza em meu cantar, não flui / Se o pranto me chamar, não vou ... e “Saber Ganhar” quinta canção deste trabalho que sabiamente diz: ... Se você perde / Na humildade se apresenta / E de novo você tenta / Sem vaidade e sem rancor ...

Agora é de encher os olhos de lágrima a interpretação de “Oxossi” de Roque Ferreira que em seus versos nos trás forte no peito a saudade de Clara Nunes, só mesmo Aline Calixto para fazer esta saudade tornar-se menos doída.
.. Oxossi, filho de Iemanjá / Divindade do clã de Ogum / É Ibualama, é Inlé / Que Oxum levou pro rio / E nasceu Logunedé! / Sua natureza é da lua / Na lua Oxossi é Ode / Odé-Odé, Odé-Odé / Rei de Keto /Caboclo da mata Odé-Odé...




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Revisão Afetiva: André Menezes

Nenhum comentário: