sábado, 1 de novembro de 2008

UMA NOITE NO CHICO’S BAR.



Nas décadas de 70 e 80 o Chiko´s Bar era uma casa noturna de referência não só no Rio de Janeiro, como no Brasil. Referência não só em termos de música brasileira, como também passagem obrigatória de todos os grandes nomes do jazz que passavam pelo país. Pensando nisso, o produtor musical Carlos de Andrade, o Carlão, teve a idéia de transpor para um disco as apresentações memoráveis que aconteciam por lá, intitulado Uma Noite no Chiko´s Bar, que a Biscoito Fino relança 25 anos depois da edição original:
- “Eu era técnico da Som Livre na época. Tinha acabado de voltar dos Estados
Unidos, e queria fazer um disco com o Luiz Eça, que eu considero talvez o maior pianista de jazz da história do Brasil, e que tocava no Chiko´s Bar. Levei o projeto ao João Araújo, ele se interessou, e disse que lançaria. Pedi dinheiro emprestado para meu pai, e comprei um gravador. Esse álbum foi meu primeiro trabalho como produtor musical”- conta Carlão.
Os artistas que integram o disco ajudaram, de alguma forma, a construir a
história do Chiko´s Bar. Uma noite... é um projeto agregador, pois acabou promovendo, por exemplo, o reencontro de Johnny Alf e Leny Andrade, além do retorno de Nana Caymmi a casa. Com o elenco reunido, o disco foi gravado em 1980 por Carlão e Nestor Vittiriti.
A seleção do repertório priorizou as canções mais pedidas pelo público na
época. O disco começa com a valsa Eu Te Amo (Chico Buarque e Tom Jobim) na voz de Leny Andrade, que canta ainda um pout-pourri em homenagem à João Gilberto - De Conversa em Conversa (Lúcio Alves/ Haroldo Barbosa), Tintim por Tintim (Haroldo Barbosa/Geraldo Jacques), Eu Quero um Samba (Haroldo Barbosa/ Janet de Almeida) e Nanã (Moacir Santos). Nana Caymmi desfia o bolero Dejame Ir (Chico Novarro/ Mike Ribas), a indefectível Eu Sei que Vou Te Amar (Tom Jobom/ Vinicius de Moraes) e Rua Deserta (Dorival Caymmi/ Carlos Guinle). Johnny Alf comparece com suas composições, Vem e Diza. Completam o set list, as instrumentais Chiko´s Blues e Dolphin, de Luiz Eça, e ainda Tereza My Love (Tom Jobim), com Edson Frederico. Participam do disco também João Alves, Ricardo do Canto e Luiz Alves.(extraído do site da Gravadora Biscoito fino por: Paulo Gonçalo dos Santos -paulogoncalo@uol.com.br)

2 comentários:

Eduardo ( São Paulo ) disse...

Só quem passou pelo Chico's sabe o que é curtir uma noite...pena que acabou , como tudo que é bom neste país ( onde só a corrupção se perpetua ). O CD é antológico , me faz emocionar cada vez que ouço.

Eduardo ( São Paulo ) disse...

Só quem passou pelo Chico's sabe o que é curtir uma noite...pena que acabou , como tudo que é bom neste país ( onde só a corrupção se perpetua ). O CD é antológico , me faz emocionar cada vez que ouço.