domingo, 4 de outubro de 2009

O ‘CHICA CHICA BOOM’ CHIC DO DJ ZÉ PEDRO!


Zé Pedro, o DJ mais MPB do mundo, lançou há pouco tempo atrás seu terceiro CD onde mostra-nos remixes de canções que consagraram as grandes Divas de nossa música brasileira. Conseguiu botar na pista toda a dança e a sacudidela da musica, com batidas do mais belo e puro cancioneiro popular.

Neste novo CD, que tem o titulo de uma composição de Chico Buarque (Essa Moça ta Diferente), lançado pela Lua Musica sob as benções do querido Thiago Marques Luis, nosso DJ preferido trás remixes de Nara Leão, Célia, Mart’nália, Beth Carvalho, Zélia Duncan, Maria Alcina, Cássia Eller, Alcione, Angela Rô Rô, Fafá de Belém, Elis Regina, Maysa e pela primeira vez uma canção de Marisa Monte.

Bem, a liberação de uma canção de Marisa para o CD já mostra a todos nós ouvintes que de fato o trabalho de Zé Pedro é digno de muito respeito. É simplesmente indescritível a importância deste CD de Zé Pedro para a perpetuação das canções da MPB e para atrair novos fãs para este tipo de música considerada um tanto démodé pela moçada atual.

Minha primeira formação é de historiador, portanto, não consigo analisar o trabalho do DJ Zé Pedro sem um olhar profissional. No processo histórico a construção da memória de um povo se dá, sobretudo, a partir de suas produções culturais: musica, teatro, livros, cinema, fotografia... Mas a memória só é fixada se os movimentos surgidos ao longo dos tempos as absorverem, e muito da memória cultural do homem se perdeu no tempo por não ter ocorrido a absorção dos mesmos.

Já o trabalho de Zé Pedro se torna essencial para a memória nacional, porque até pouquíssimo tempo atrás era impossível imaginar uma grande Danceteria do século XXI tocar Maysa ou Nara Leão. Agora, com este novo trabalho de Zé Pedro, todas as danceterias do mundo já podem dançar através dos sons de Nara , Zé e Maysa.

Espero ansioso que outros CDs de Zé Pedro cheguem até nos, e humildemente sugiro que ele resgate para as pistas de dança do mundo: Gonzaguinha, Simone, Marlene, Cauby, Angela Maria, Dalva de Oliveira, Nelson Gonçalves, Carminha Mascarenhas entre tantos outros.

De fato, do ‘Chica Chica Boom’ Chic de Zé Pedro, em “Essa Moça ta Diferente” é arrebatador. Toca em todos os lugares de minha casa, de meu trabalho e em meu coração.

Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Um comentário:

clovisgau disse...

Eu conheci o Zé pessoalmente no show da Wandeca na Fecap. Ai ele convidou para o lançamento desse cd na choperia do SESC. Quase nos acabamos de dançar. Vi a entrevista dele no programa da Fernanda Young e ele declarou que o jovem não gosta de MPB. Outro dia levei o cd na academia para ouvir na malhação. As bichas desceram nervosas por conta disso. Que era absurdo tocar aquilo numa academia de gays (sic..). Que em academia de gay tinha que tomar música de gay e música de gay é techno americana. OH YES Nós temos bananas!!! Eu continuo achando imbátivel o primeiro cd dele. Acho que essa tentativa de cooptar jovem travou a criatividade dele. Tá tudo muito batidão e monocórdio nesse último. BJ...