segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A FESTA DE GILBERTO GIL É CHEIA DE FÉ.





Acabo de assistir ao DVD “Fé na Festa – ao Vivo” do cantor e compositor Gilberto Gil distribuido no final de 2010 pela gravadora Universal Music e gravado no Retiro dos Artistas no Rio de Janeiro, com músicos geniais como Arthur Maia, Toninho Ferraguchi entre outros bambas, e a participação para lá de especialisssima do sanfoneiro nº 1 do Brasil: Dominguinhos.

Gilberto Gil inicia o show dedicando-o a duas cantoras maravilhosas e tão esquecidas que hoje vivem no Retiro dos Artistas (lugar que há muito tempo abriga artistas de todas as áreas que já não tem onde viver dignamente) são elas: Carminha Mascarenhas e Carmélia Alves numa homenagem apra lá de merecida.

A idéia de gravar o DVD numa especie de quermece junina me pareceu, desde o inicio, genial e escolher este local para realizar a gravação mostra mesmo que nenhum dos grandes artistas brasileiros, tem tamanha preocupação social... Talvéz Chico Buarque possa se igualar a ele.

Gilberto Gil é de longe o mais querido e popular dos compositores de sua geração. Sempre apresentou suas canções com sutilesas, alegrias e emoções misturadas a ritmos e swings que não deixam absolutamente ninguém sem mecher os quadris ou balançar e sacudir os pés e pernas.

E passados tantos anos de seu começo ele continua o mais querido. O DVD é baseado no CD que Gilberto Gil lançou no meio do ano de 2010 para ser ouvido e tocado nas festas juninas de nosso Brasil, com composições novas ele nos mostrava o quanto o ex ministro continua eximio compositor.

A decoração do Retiro dos Artistas nos leva a um mergulho nas festas juninas que permanecem gurdadas com cores, sons e sabores em algum lugar dentro de cada um de nos brasileiros, é quase possivel sentir o cheiro da fogueira enquanto se assisti ao DVD “Fé na Festa – ao Vivo”.

A participação imensa de Dominguinhos é apra lá de singela, diria mesmo que chega a ser comovente vê-lo sentado no fundo do palco a acompanhar Gilberto Gil. Na verdade, ao acabar de assistir, dá uma vontade de quero mais.

Gil permanesse como nosso grande xodó, o xodó numero um da M.P.B.


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: