domingo, 9 de janeiro de 2011

QUANDO O CANTO É REZA, ROBERTA SÁ CANTA E REZA PARA TODOS NÓS




Roberta Sá, esta cantora brasileira nascida em Natal, lá no Rio Grande do Norte - um dos mais belos cenários do Nordeste deste nosso imenso país - já havia nos conquistado com seus trabalhos onde mostrava ter vindo pra ficar. Seu refinamento e sua simplicidade cativaram a todos e fez nos acreditar que estavamos diante do nascimento de uma grande DIVA de nossa canção.

Ao lançar o CD “Quando o Canto é Reza”, baseado na obra do compositor Roque Ferrera, um dos maiores compositores do samba baiano, ao lado de Riachão, Batatinha, Nelson Rufino e outros , representa o que há de melhor qualidade na música baiana, só nos garante que não erramos é mesmo Roberta Sá uma DIVA soberana.

A preocupação de uma jovem cantora de nosso cancioneiro em resgatar e perpetuar com sua voz a obra de um compositor pouco gravado é uma das maneiras de nos apercebermos o quanto talento tem Roberta Sá, o quanto entende da boa música e o quanto está interessada em cosntruir uma solida história dentro da M.P.B.

Conheci Roque Ferreira na voz de Clara Nunes e depois foi Maria Bethânia que foi me dando noticias deles através de suas gravações sempre da melhor qualidade, e agora esta bela e jovem cantora de doce voz dá nova cor e vida ao trabalho de Roque Ferreira.

Li em algum lugar (não me lembro onde) que havia indicios de que o compositor Roque Ferreira não havia gostado do resultado do CD de Roberta Sá. Creio que foi leitura errada, impossivel que ele não tenha gostado do resultado das canções: “Mandinho”, “Chita Fina”, “Menino”, “Tô fora”, “A mão do Amor”, “Água da Minha Sede” e outras na voz desta que é, sem duvida, a mais itneressante DIVA surgida neste novo século.

Pois quando o canto é reza nossa Roberta Sá canta e reza da maneira mais linda.



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: