domingo, 16 de janeiro de 2011

IVETE SANGALO: A CARMEN MIRANDA DO SÉCULO XXI




Ao contrário do que aconteceu com Carmen Miranda no século XX, que foi convidada e tornou-se a maior estrela sul americana em Hollywood, a cantora baiana Ivete Sangalo - consagradissima no território do axé music em nosso Brasil - convidou-se para se lançar no disputadissimo mercado do showbises americanos.

E fez isso podendo, afinal, tudo que Ivete Sangalo acumulou ao longo da bem sucedida carreira deu-lhe condições de alugar o Madison Square Garden, o templo respeitado e utilizado por todos os astros e estrelas pops da terra, e o fez para apresentar-se de maneira calculada ao mundo.

O resultado desta façanha chegou aos atraves de um canal de TV a cabo brasileiro em meados de dezembro de 2010 e em seguida foi colocado a venda o CD/DVD “IS – Multishow ao Vivo – Ivete Sangalo no Madison Square Garden”, uma mega produção que msotra a respeitabilidade da cantora junto as grandes gravadoras.

Ivete Sangalo desliza com tranquilidade pelos mais de 90 minutos do espetaculo, esta tão à vontade quanto fica a comandar o carnaval pelas mais variadas cidades do Brasil, interage com a imensa platéia em portugues, ingles e espanhol, como se falasse as tres linguas diariamente. Canta inclusive nas três linguas.

Estão lá em participações para lá de especiais: Juanes, Seu Jorge, Diego Torres e Nelly Furtado numa mistura que só faz trazer ainda mais cor para a voz e o espetaculo de Ivete Sangalo. Certamente, os americanos e os donos do show busines mundial devem ter pensado que bem que poderia ter partido deles a iniciativa do lançamento mundial da cantora.

Para nossostros brasileños fica a alegria de ver uma figura tão popular em nosso país abrindo com o peito e a raça, caminho para sua carreira passar e invadir as praias de outros lugares deste mundão. Como Carmen Miranda, a portuguesa mais brasileira de todos os tempos, Ivete Sangalo tem coragem e fez bonito, certamente o palco do Madison Square Garden não esqueçera esta passagem de Ivete Sangalo por lá e que outras muitas acontecem pelo mundo afora nos próximos anos.



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: