segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ORNELLA VANONI E A ITÁLIA QUE VIVE EM NÓS.















Afora as novelas oportunistas que ao longo da história da televisão brasileira exoploram nossa profunda identificação com o povo italiano, a sonoridade da pronuncia das palabras e o cantar em italiano vem fascinando gerações após gerações neste nosso Brasil que tem como sua maior beleza seus braços abertos a todas as nações.

A Itália é um país extremamente músical, e vários de nossos e nossas grandes interpretes tem emprestado suas vozes para o cancioneiro deste país fazendo com que fiquemos ainda mais proximos. O contrário também é verdadeiro, e varias vezes na história recente artistas italianos puseram se a cantar nosso cancioneiro.

No periodo duro do regime militar no Brasil vários foram os cantores que se refugiram na Itália, entre eles Chico Buarque de Holanda e sua familia, e Vinicius de Morares e Toquinho. Este periodo vivendo na Itália aproximou nossas músicas e neste momento ganhamos a excepcional cantora ORNELLA VANONI, uma atriz brilhante que transformou-se em cantora respeitada na Italia.

Ornella Vanoni tornou-se amiga de Vinicius de Moraes chegando a gravar com este um belissimo LP, mas aqui quero falar de um magnifico espetaculo musical lançado em DVD pela Coqueiro Verde Records que nos traz Ornella nos ano de 1982 num espetáculo gravado para o canal de tv italo-suiço RTSI.

Além da bela voz e da bela figura que encanta em todos os momentos a alegria é mesmo ver um bloco inteiro dedicado a nossa música, mas o que vemos não é uma cantora italiana cantando musicas brasileiras em portugues, vimos uma dama da canção italiana cantando em italiano canções brasileiras, e isso é fantásticamente belo.

Estão no repertorio de Ornella as canções: “Detalhes” e “Sentado a Beira do Caminho” de Roberto e Erasmo Carlos, “Canta, Canta Minha Gente” de Martinho da Vila, “Se Ela Quisesse” de Vinicius de Moraes e Toquinho, “Tristeza” de Haroldo Lobo e Niltinho e “Samba Suor e Cerveja” de Caetano Veloso.

Para ter orgulho de nossas canções torna-se fundamental ter entre as coleções o DVD “Concerti liver@RTSI Televisione Svizzero ORNELLA VANONI 5 Maggio 1982” e de graça sentimos ao ver tal espetáculo todos os sabores, sons e cores da bela Itália.



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: