segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

OS RAIOS DE LUZ DE UMA ESTRELA DA M.P.B.




Simone – Elegante e sensual, ela cantava para o público e seus amores! Uma mulher apaixonante, eclética, moderna e sempre apaixonada. É assim que Ricardo Amaral na página 418 de seu livro “Vaudeville - Memórias” da Editora Leya descreve a cantora que aprendemos conhecer como Cigarra que há quase quarenta anos solta a voz e canta para o Brasil e o mundo.

No finalzinho de minhas férias no verão quente deste inicio de 2011, tirando o pó de inumeros cds me deparo com um ali meio esquecido entre tantos de Simone chamado “Raio de Luz”, da antiga gravadora Columbia/CBS hoje Sony Music, e ao ouvi-lo muitas foram as memórias que saltaram e ganharam forma em minha frente.

Minha vida sempre foi embalada pela voz de Simone e de tantas outras cantoras da MPB, e o que era uma audição despretensiosa foi ganhando cores e sabores e, sobretudo, alegrias em poder fazer reascender pleno o amor por esta figura impar de nossa música popular.

Numa das faixas Simone canta “... é que as mulheres sempre estão, é que as mulheres sempre dão, é que as mulheres sempre são, sempre serão ..”. É isso! Simone é atemporal, única.

O cd traz os melhores compositores de nosso cancioneiro, estão nele: Cristovão Bastos , Abel Silva, Ivan Lins, Vitor Martins, Pablo Milanes, Chico Buarque, Wagner Tiso e Ronaldo Bastos , Renato Russo, Jair Amorim, Evaldo Gouveia, Gonzaguinha e Fatima Guedes, numa mistura que só Simone consegue fazer.

Com hits que tocaram exaustivamente nas rádios e com interpretações que passaram despercebidas o cd “Raio de Luz” nasceu clássico, obviamente um clássico de Simone e como diz Fatima Guedes através desta voz que me acompanha a tanto tempo “... ah amar você (Simone) é também amar este mundo”.



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: