domingo, 16 de janeiro de 2011

O ALTAR PARTICULAR DE MARIA GADÚ













A cantora que foi apresentada ao grande publico graças ao olhar atento e certeiro do diretor de Tv Jayme Monjardim que é filho de uma das maiores cantoras que nosso Brasil já teve, Maysa.

Há quem decore a vida na ponta da lingua, outros rabiscam o próximo passo na ponta do acaso... É assim que o poeta e multimidia Caio Sóh registrou seus espontaneos e belos escritos ao longo do show que Maria Gadú apresntava e que hora chega ao grande publico em CD/DVD que sai com tiragem de megavendagem: mais de 40 mil copias.

Maria Gadú estreou com várias canções de sua autoria após ser apresentada por Jayme Monjardim durante a exibição da minisseria que retatava a vida da cantora Maysa Matarazzo, cantando “Ne Me Quitte Pas” com perfeição que certamente emocionaria até mesmo Maysa, interprete perfeita desta canção.

O show é baseado no primeiro CD de Maria Gadú e por ter tocado muito anos rádios várias de suas canções são acompanhadas a plenos pulmões pela plateia que mostrar querer transformar Gadú num especie de ‘DIVA-cabeça’ pós- Ana Carolina.

Um dos momentos altos entre vários do DVD está a interpretação emocionada da canção “Dona Cila”, feita para sua avó que já morreu, enquanto canta um clipe extremamente bem cuidado vai sendo exibido mostrando a ligação da menina Gadú com sua avó Cila. É de fazer rolar lagrimas. Atrevo-me a dizer que a meu ver é o momento em video da MPB mais terno que tenho conhecimento.

O DVD/CD tem o nome da cantora e faz parte do Projeto do canal a cabo Multishow numa séries intitulada “Ao Vivo”, com capa discreta que aposta no bom gosto e refinamento, assim como a escolha dos convidados em sua maioria jovens que num futuro tão proximo poderão dar novos rumos a nossa música.

Maria Gadú é um presente para as novas gerações e é cria da turma que cresceu idolatrando a cantora e Diva dos anos 90: Marisa Monte. Tudo indica que Gadú aprendeu bem as lições de La Monte.

Compositora de mão cheia, suas canções são belissimas e não trazem aquela certa histeria que as canções de tantas outras grandes estrelas da MPB insistem em colocar em suas letras.

Nos extras, para espanto de muitos, está registrado o duo de Gadú com a cantora Sandy... Sim esta mesma, da dupla Sandy e Jr, e não podemos esquecer que Gadú é muito jovem. Hoje, anda dividindo os palcos deste Brasilzão por ai a fora com Caetano veloso, prova de que aprende rápido a respeito das boas companhias.



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Um comentário:

Marisa do Nascimento Almeida disse...

Maria Gadu tem identidade e uma voz belíssima.