sexta-feira, 19 de setembro de 2008

AS NOVAS VOZES E AS "VELHAS" CANÇÕES DA MPB.

É impossível para turma que já passou dos 35 anos de idade nada sentir ao ouvir as canções "Ronco da Cuíca", "Sem Fantasia" ou "Atrevida" respectivamente canções dos compositores: João Bosco/Aldir Blanc, Ivan Lins/Victor Martins e Chico Buarque, elas entre tantas outras, retratam um período de nossa história entre o fim dos anos 60 e meados dos anos 70, aquele período que chamamos de "Anos de Chumbo".
Pois bem, três jovens cantoras de nossa canção estão com CDs lançados agora neste final de ano, onde recriam esses clássicos. Cada uma com suas características próprias, suas referências, suas preferências, suas gravadoras e seus produtores, mas todas mergulhadas no que há de melhor no universo da música popular brasileira.
São elas as cantoras: Céu, Paula Santoro e Isabella Taviani também compositoras que só vêm reafirmar que o Brasil é um país de voz feminina. Nossa musicalidade é repleta de feminilidade, o que de inquietante essas cantoras trazem em seus CDs/DVDs é o mergulho em nossa história recente.
Há muito tempo, desde meados dos anos 80, a música brasileira optou pelo pop fácil e de gosto duvidoso, levando inclusive Damas da Canção a gravarem este estilo musical. Parecia que as canções com algum poder de reflexão estavam fadadas ao extermínio.
Nos anos 90 o surgimento de alguns compositores como: Chico César, Klébi, Zeca Baleiro trazendo novamente letras inteligentes e as canções com melodias elaboradas, recuperando assim a real vocação de nossa canção popular: alimentar com qualidade o mercado fonográfico.Quando nosso cancioneiro popular traz qualidade, nossas crianças e adolescente sentem-se estimulados à leitura e à composição, e é assim, que a gente faz um país. Pois com composições pobres e fáceis a gente desconstrói e até mesmo apaga da memória o que de bom já foi criado.Ao ouvir os três CDs que em seguida descreverei, percebo e minha alma se enche de alegria, a possibilidade de um país melhor, mais belo, singelo e cheio de inteligência e elegância. É importantíssimo a elegância em todos os aspectos de nossa existência, ao assistir a um programa de entrevistas na TV Aberta esta semana, me deparei com toda a elegância de Seu Jorge, pensei: - Meu Deus como é bom ter neste país gente tão elegante! Mas, por favor, entendam aqui elegância em seu significado mais complexo: vejamos o que o velho e bom dicionário nos diz: proporção adequada entre os elementos de uma composição artística, harmonia... in: Aurélio.
Céu - titulo do CD: Céu/2005 - paulistana de 25 anos, nome de batismo Maria do Céu Whitaker Poças trás em seu álbum de estréia, inúmeras e surpreendentes canções de sua própria autoria e recria de João Bosco e Aldir Blanc, "Ronco da Cuíca" de maneira magistral, é para lá de necessário, uma audição apurada, daquelas audições de costumamos fazer sozinhos num refúgio qualquer. Pensam que parou aí? Que nada ! Tem Bob Marley - "conCrete Jungle", estupendo e fabuloso. Para terminar que tal ... consciência, maior arma/mapa para qualquer lugar ... da canção Roda - (Céu-Beto Villares). Precisa dizer mais alguma coisa?? Quer saber mais e comprar este CD? http://www.ambulantediscos.com.br
Paula Santoro - titulo do CD: Paula Santoro/2005 - mineira há muito tempo na estrada esteve recentemente no Festival da TV Cultura, defendendo a canção: "Um samba a dois" de Eduardo Neves e Mauro Aguiar. O Cd saiu pela gravadora Biscoito Fino", como de costume, dispensou cuidados para lá de especiais. Paula trás logo de inicio a participação para lá de especial do cantor e compositor Chico Buarque em duo comovente em "Sem Fantasia". No mais ela passeia pelos mares mais profundos, abrindo literalmente o CD com a música "Se você disser que sim", dos magníficos: Moacir Santos/Vinícius de Moraes e, assim segue, por canções de Milton Nascimento, Djavan, Vitor Ramil, Cacaso, Moacyr Luz com Aldir Blanc e na canção de Seu Jorge que diz ... quando eu voltar para minha terra / eu nem sei se será frio ou primavera / se eu terei você à espera no portão / do nosso barracão, da nossa liberdade ... parceria com Robertinho Brandt. Para saber mais e comprar o CD: http://www.biscoitofino.com.br
Isabella Taviani - titulo do CD/DVD: Isabella Taviani ao vivo/2005 - carioca que diz ter em Dalva de Oliveira e Maria Callas sua inspiração para o cantar, assinou este ano contrato grandioso com uma "major" da industria fonográfica e está lançando CD/DVD de um show gravado ao vivo no Rio de Janeiro, que traz toda sua força e mostra que ela é da linhagem das Damas de Voz firme e forte de nossa canção popular. Compositora inspirada e apaixonada trás, com força poética, as dores de amor que nos toca a todos. No CD/DVD traz ainda os consagrados compositores: Sérgio Sampaio, Paulo Coelho e Raul Seixas, Ivan Lins e Vitor Martins e Antônio Maria e Fernando Lobo ... porque me olha com esses olhos de loucura? / Por que você diz meu nome?/ Por que você me procura? Se as nossas vidas juntas vão ter sempre um triste fim ... Se tiveres que escolher entre CD/DVD opte pelo DVD, porque a imagem de Isabella Taviani na telinha representa força e gana sempre.

Nenhum comentário: