sexta-feira, 19 de setembro de 2008

LEILA MARIA, E AS CANÇÕES DE AMOR DE IGUAIS.


A cantora Leila Maria, após um CD de excelente qualidade onde gravou composições brasileiras vertidas pelo mundo afora para a língua inglesa, traz um novo trabalho, desta vez buscando cantar o amor entre iguais, instalando o mesmo clima jazzístico que tornou o CD anterior num dos melhores já lançados.
Leila Maria abre o CD com uma composição de Roberto e Erasmo Carlos sucesso absoluto na voz de Wanderléa no inicio dos anos 70, transposto para o universo GLS, a canção torna-se imbatível, muito embora os conhecedores da canção balancem pois todos sabem que a canção foi feita para a primeira mulher de Roberto Carlos que era desquitada na época, e não para um possível namorado do rei, esta canção chama-se: “Você vai ser o meu escândalo”. Posso dizer que o impacto desta canção nos dias de hoje é igual ou maior do que foi na época de seu lançamento, para isso é só contextualizá-la no Universo gay tanto masculino quanto feminino.
Em seguida Leila Maria trás a composição de Eduardo Dusek e Luis Carlos Góes intitulada “Seu tipo” imortalizada por Ney Matogrosso em álbum do mesmo nome lançado no inicio dos anos 80, Leila a grava de maneira a torná-la um hit das pistas de dança pelo Brasil afora, muito interessante a interpretação que a cantora dá a esta canção.
Mas a mais avassaladora das interpretações está na bela canção do magnífico Johnny Alf “Ilusão a toa”, Leila Maria se supera ao dar vida a canção que revela a paixão por alguém do mesmo sexo, num período da história que isso não era sequer permitido confidencias. Leila nos permite viajar a um período onde a intolerância fazia com que muitos sufocassem o amor.
As interpretações em Inglês que Leila Maria trás ao CD são primorosas e não deixam absolutamente nada a desejar as gravações originais, diria mesmo que inclusive tais interpretações superam as originais, pois o swing jazzístico de Leila Maria tornam suas interpretações únicas.
Ainda temos no CD uma composição de Lulu Santos hit nos anos 80 e símbolo de uma geração que aprendeu a por a cara pra fora e ir as ruas mostrar seus amores chamada: “Um certo alguém”, de balanço gostoso é impossível não cair na dança com a interpretação de Leila Maria para essa canção tão popular.
No CD temos um Chico Buarque muito inspirado em “Mar e Lua” nesta interpretação penso que Leila Maria poderia ter convidado alguém para um duo poderia inclusive ter convidado um cantor, pena que não rolou.
Enfim neste CD o amor está presente em todas as faixas independente dele ser vivenciado entre iguais ou diferentes, vale conferir e ter na cdteca de casa.

Nenhum comentário: