sexta-feira, 19 de setembro de 2008

VANESSA DA MATA E SEU SIM VERMELHO.


Todas as canções deste novo CD da cantora Vanessa da Mata, foram compostas por ela mesma, são treze faixas em que divide a parceria com compositores da safra nova da MPB. Divide a voz com o cantor Bem Harper numa canção que provavelmente tem o intuito de lançá-la definitivamente no cenário mundial da canção popular. A canção que abre o CD chamada “Vermelho” já nos mostra o quanto Vanessa da Mata vem crescendo musicalmente ao longo de sua tão curta carreira, quando a canção diz : ... ver que tudo pode retroceder / que aquele velho pode ser eu / no fundo da alma há solidão / e um frio que suplica um aconchego ... fico a imaginar esta canção na voz por exemplo da Rainha Maria Bethânia. Obra prima mesmo é a canção chamada: “ Fugiu com a novela”, onde a compositora mostra-se completamente imersa no interior de um Brasil onde o sonho encantado que as telenovelas a anos provocam transforman-se numa pequena história profunda que mostra-nos a realidade de muitas mulheres e homens que tem como única forma de distração as telenovelas brasileiras. Eu perdi o meu amor / para uma novela das oito / desde essa desilusão eu me desiludi / O meu coração / palpita aparte poupando-me / de um pouco de sonhos/ depois desse desengano ... e por ai vai alinhavando uma triste história de amor, muito comum num Brasil ainda marcado pelo machismo e pela submissão feminina. Entre tantas e belas composições, penso que Vanessa da Mata poderia e deve ser generosa a ponto de poder distribuir entre as grandes vozes femininas doe nosso cenário musical suas canções, porque é impossível ouvir seu CD sem pensar o quanto é boa compositora, ela é um misto de Marisa Monte, Marina Lima, Adriana Calcanhoto, misturadas com a força interpretativa de Clara Nunes. Em mais uma bela faixa do CD encontramos a composição chamada: “Quem irá nos proteger” que diz assim: ... você conta por aí / da nossa felicidade/ mas nem todos podem ouvir / meu bem, meu bem, meu bem / ouça o mau tom do alheio ... Bem Vanessa da Mata esta protegida, basta agora proteger todo o cenário musical brasileiro com suas belas composições e seu canto alegre.

Nenhum comentário: