sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A FORTALEZA DE FAGNER.


Senhor soberano das terras do nordeste brasileiro, Raimundo Fagner figura única no cenário musical desde os anos 70, está de volta ao mercado discográfico com um novo CD que chama-se apenas: “Fortaleza”.

Podemos entender o singelo titulo, como uma bela homenagem a uma das cidades mais belas do litoral nordestino, ou apenas pelo seu significado literário, pois Raimundo Fagner entre todas as brigas que vêem ao longo dos anos colecionando com gravadoras, canais de televisão, órgãos de imprensa pode mesmo é ser considerado uma fortaleza de coragem e atitude.

Recentemente está fortaleza, abriu o coração para uma publicação semanal afirmando que já amara tanto homens quanto mulheres, a declaração surpreendeu porque Fagner traz nas marcas que tem no rosto, o retrato do homem nordestino, que muitas vezes não sabe como demonstrar afeto.

Evidentemente toda a sensibilidade que Fagner deveria ter mostrado para seu publico ocorre sistematicamente desde que iniciou sua carreira, mas falemos do belo CD.

Duas novas composições em parceria com o poeta Fausto Nilo abrilhantam a seleção de 12 canções; em “Amor e Utopia” eles dizem assim: ... andei fora da lei / por amor e utopia / buscando a lucidez / muito além das estrelas ... e seguem em “Fortaleza” dizendo: ... velas brancas do mar vão surgindo / com as primeiras estrelas do céu / onde o verde da tarde é mais lindo / e o azul só precisa de Deus ...

Fagner passeia por outros compositores como: Capinam, Evaldo Goveia, o jovem Jorge Vercilo e Taiguara, mas nada me emocionou mais que ouvir “No tempo dos quintais” uma composição de Sivuca e Paulo Tapajós em sua voz, a canção diz assim ... Era uma vez um tempo de pardais/ de verde nos quintais / faz muito tempo atrás / quando ainda havia fadas ... está canção me lembra meu mais belo amor que já partiu, e que amava esta canção.

O CD vale em sua totalidade pela sinceridade que sempre comoveu os fãs de Fagner, que ele continue a ser uma Fortaleza dentro do universo musical brasileiro !

Nenhum comentário: