sexta-feira, 19 de setembro de 2008

CARLOS NAVAS – E O UNIVERSO INFANTIL.


Carlos Navas cantor que lança agora seu CD “Canções de Faz de Conta”, na apresentação inicial dedica este trabalho “... a todos que são crianças no coração” pois é ao terminar de ouvir o CD é esta a sensação que fica, ainda existe uma criança em nossos corações.
Com belos arranjos, que só fazem valorizar a bonita voz de Carlos Navas, o CD feito a partir da garimpagem nas composições de Chico Buarque voltadas para o Universo Infantil é tomado por uma ludicidade muito animadora.
Para iniciar o publico de tenra idade no universo buarquiano esta obra torna-se imprescindível, como educador que sou há muitos anos e recentemente envolvido com as questões da educação infantil, atrevo-me a dizer que este CD deveria estar presente no material de todo professor brasileiro.
É bem difícil escolher ou indicar uma ou outra canção, todas são excelente e na voz de Navas ganham uma clareza estonteante, sua pronuncia de cada palavra que canta é clara e límpida batendo nos ouvidos como o sopro de uma brisa que chega num dia de calor insuportável.
Para os pequenos esta limpidez das pronuncias de Navas é fundamental para fazer com que as crianças apreendam as canções e possam depois repeti-las por toda suas vidas.
Para destacar apenas algumas das belas canções escolhidas, vale a pena ouvir com atenção redobradas as interpretações de : “Rebicharada”, “João e Maria”, “Hollywood”, “A banda” e “ O caderno” são fenomenais. Mas sabe de uma coisa? Deixe estas observações para lá e ouça todas as canções sem parar, cantarole-as, presenteie sobrinhos, filhos, alunos, de todas as idades de fato eis um belo presente para todos que tem crianças em seus corações. Porque além disso tudo o CD conta com as participações de Vânia Bastos e Bibi Ferreira, precisa dizer mais alguma coisa?
Precisa sim, é necessário dizer que a produção deste CD é de Thiago Marques Luiz , que mostra mais uma vez que é um excelente produtor e um garimpador de mão cheia, ele consegue neste CD mergulhar no Universo Infantil de maneira a contribuir com a perpetuação do que a de melhor em nossa música, acredito seriamente que as crianças que moram nos corações de Thiago, de Navas e de toda a turma que participou do CD são crianças especiais, cheias de vida e alegria que emanam ternura.

Nenhum comentário: