sábado, 2 de maio de 2009

JORGE BEN JOR – ENERGIA PURA!




O DVD que a Globo Marcas colocou no mercado em parceria com a gravadora Biscoito Fino, com show chamado “Energia” gravado e transmitido pela Rede Globo de televisão em 1982, portanto a quase 25 anos atrás, mostra um Jorge Bem no auge de sua ENERGIA.

O DVD possibilita que os espectadores visualizem a qualidade do que a TV brasileira já produziu em termos de música brasileira. Hoje quase não existem programas que mostrem os nossos verdadeiros cantores e cantoras, principalmente nos canais abertos de televisão.

O show de Jorge Bem gravado no próprio teatro da Rede Globo, trazia uma constelação de convidados, tais como: TIM Maia, Baby do Brasil, Caetano Veloso, Fabio Junior, Zico, Bateria do Salgueiro e uma rapariga jovial que trazia na garanta a pureza do cantar : Gal Costa.

O show é para ser assistido em pleno êxtase sem contar que torna-se impossível assisti-lo sem sair pulando pela sala ou sem sacudir-se no sofá, ou numa investida mais contida, uma balançada de leve no esqueleto. De fato: a musicalidade de Jorge Bem Jor é transbordante.

O período em que foi realizado o show mostra o cantor e compositor na plenitude de sua capacidade criativa, e toda a energia que parecia mesmo ser infinita, levando as apresentações durarem até 04 horas.

Assistir ao show também nos possibilita imaginar como teriam sido as carreiras de Baby Consuelo e Fabio Junior, se ambos não tivessem se rendido aos caminhos impostos pelas das gravadoras da época.

As participações mais interessantes e de valor histórico estão nos extras que trazem Gal num dos ensaios para o show cantando “Que Pena”. Como não poderia participar da gravação do show a cantora fez questão de registrar sua participação como se estivesse passando pelo teatro na hora do ensaio e tivesse entrado para abraçar o amigo querido.

Belas imagens que provam que a Rede Globo de Televisão já produziu música de qualidade, contrastando o tempo das ‘piadas musicais’ atuais, o que também não deixa de ser uma grande lástima. Mas vale conferir e ter entre a Dveteca.


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: