sábado, 2 de maio de 2009

NOEL O POETA DA VILA.



O filme de Ricardo Van Steen tem o grande mérito de trazer para o centro do século XXI a história da vida do grande e incomparável poeta Noel Rosa que ecoa em nosso imaginário através de suas canções que tornaram-se atemporais.

A escolha do elenco foi certeira e a descoberta do ator Rafael Raposo que leva à tela, com perfeição, o poeta da Vila é de emocionar a todos que conhecem um pouco da história deste que sem duvida nenhuma se tornou através dos tempos a mais pura tradução da poesia musical do Brasil.

Apesar da certeira escolha do ator que vive o personagem central em “Noel o Poeta da Vila”, é na interpretação magistral que o ator Flávio Bauraqui dá ao personagem Ismael Silva que reside toda a beleza interpretativa deste filme. Flávio cria um personagem que assusta pela violência dos atos, mas que comove pela capacidade de compor canções, mostrando-nos que a questão da violência na velha e ex capital do Brasil é antiga.

Também é elogiável a presença da estrela global Camila Pitanga, que lindamente dá ares dramáticos ao personagem CECI - grande amor de Noel - que também adoece e com quem vive momentos de ternura e amargura, característicos de amores densos.

Acredito que o filme poderia ter explorado um pouco mais outras nuances da vida de Noel Rosa que estão impressas nas canções do poeta, que viveu até o fim de sua curta vida num dos bairros do Rio de Janeiro, bairro que graças a ele ganhou projeção internacional.

Noel Rosa só conseguiu a projeção merecida muito tempo depois de sua morte e graças principalmente a interpretes da música popular como Aracy de Almeida, alias pouco explorada a amizade e o carinho da cantora pelo poeta no filme, embora a atriz destacada para o papel Carolina Bezerra seja excelente.

Fica ao termino de assistir o filme uma vontade louca de mergulhar mais e mais na curta história de vida deste que sem duvida é um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Eis um filme para se trabalhar muito e muito nas escolas deste Brazilsão.


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: