sábado, 2 de maio de 2009

O GRANDE ENCONTRO 3 (ELBA, ZÉ E GERALDO)!


O Projeto O Grande Encontro, que reuniu no final dos anos 90 e inicio do século XXI expoentes do cancioneiro popular nordestino tornados estrela e astros no Brasil afora, chegou a sua terceira edição.

Neste Grande Encontro estão: Elba Ramalho, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo que cercam se de convidados que abrilhantam este magnífico momento que foi também exibido num canal a cabo.

Na primeira edição do projeto o grande Alceu Valença estava incluso. Logo após o primeiro ele se desligou da trupe permanecendo então os três expoentes da canção nordestina, já há tempos com moradas permanentes nos corações e ouvidos de todo o Brasil.

O DVD trás o registro do show no Garden Hall Rio de Janeiro da primavera de 2000, de forma quase artesanal, marcou o fim do projeto e trouxe os cantores Belchior, Lenine e Moraes Moreira cada um como convidado de um dos integrantes do projeto.

O primeiro convidado a aparecer é Morares Moreira na canção: “Canta Brasil” num duo com Geraldo Azevedo que eletriza e emociona por ser Moraes o representante do grande boom da musica sertaneja no mercado da MPB no final dos anos 60 início dos 80 quando era integrante ativo do grupo Novos Baianos.

O segundo convidado é o cantor Belchior, para deleite do público, que aproveita sua aparição em palcos, já que a carreira é pautada por aparições em lugares pequenos e quase nunca esta na mídia. Ele canta, de autoria de seu amigo que o convidou: Zé Ramalho, a canção “Garoto de Aluguel” numa alusão a primeira profissão de seu autor quando mudou-se para o Rio de Janeiro.

O ultimo convidado é Lenine que junto a sua amiga e anfitriã Elba Ramalho entoa bela canção composta para Elba, chamada “Lá e Cá”. Como representante do que há de novo no movimento musical nordestino Lenine faz uma participação altamente afetiva.

O DVD trás, entre várias canções, uma composição de muito sucesso nos anos 80 de autoria de Tunai irmão de João Bosco intitulada; “Frison” que diz assim:
“ ... Meu coração pulou, você chegou, me deixou assim
Com os pés fora do chão
Pensei: que bom, parece, enfim acordei
Prá renovar meu ser faltava mesmo chegar você
Assim, sem me avisar, prá acelerar um coração ...”

só por isso já vale a pena assistir e ter este trabalho que é de fato um grande Encontro.



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Ontem encontrei o DVD do Grande Encontro 3 numa loja e adorei. Tenho os outros, 1 e 2, em CD. Só não gostei de duas coisas: 1-não sei se foi intencional, mas um show dessa importância merecia um lugar menos tosco e maior. Pode ser que de 2000, qdo houve a gravação, tenha havido alguma reforma. Mas eles mereciam coisa melhor e maior. Qto ao CD, só achei que "Frisson" destoou de tudo. Jamais eu colocaria essa música, mesmo que na época ela tenha sido sucesso. É isso. Abs.
Silvia-SP

Anônimo disse...

Baixem também o DVD [FULL] do SHOW O Grande Encontro 3 no link:

http://thepiratebay.se/torrent/7758241/DVD[FULL]O_Grande_Encontro_3[PT-Br][by_maluko2]

Anônimo disse...

Baixem também o DVD [FULL] do SHOW O Grande Encontro 3 no link:

http://thepiratebay.se/torrent/7758241/DVD[FULL]O_Grande_Encontro_3[PT-Br][by_maluko2]