sábado, 2 de maio de 2009

NANA CAYMMI SEM POUPAR O CORAÇÃO.



Nana Caymmi passou por período difícil em sua vida particular, o que a levou a trancar se em casa para poder viver o luto provocado pela perda do pai Dorival Caymmi e da mãe Stela, ambos figuras que marcaram a história de nosso Brasil.

O tempo é sempre o melhor remédio para a dor da perda e para Nana Caymmi não poderia ser diferente, e esse mesmo tempo fez com que ela mergulhasse na preparação de um novo trabalho que chega agora aos ouvintes através da gravadora Som Livre, que comemora 40 anos e nos brinda com uma edição caprichadíssima do novo trabalho de Nana.

Com belas canções totalmente inéditas Nana Caymmi apresenta o CD “Sem Poupar Coração”, com a mesma voz que há décadas embala corações enamorados e fãs da boa música ela continua a cantar da mesma maneira arrebatadora que tornou-a um ícone em nosso universo musical.

O CD trás composições de Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro que abre e da nome ao trabalho, e diz assim: “ ... Não quero mais ouvir quem diz / que o amor é só pra ser feliz / angustia ou paz, prazer ou dor / eu quero é mais morrer de amor...” De doer a alma ouvi-la com esta voz que invade nossas profundezas com seu belo cantar.

Temos também Fátima Guedes com uma bela composição que retoma seu inicio no cenário musical chamada: “Pra Quem Ama Demais”, que a voz de Nana Caymmi transforma num clássico instantâneo, a composição diz assim:
“... eu fiquei tão doente / eu ardi de paixão / nos fogos do fogo / do sétimo inferno /por agir diferente / eu chamava atenção / coitada da ilusão / da busca do eterno ...”. Versos para rasgar qualquer coração.

O CD trás composição de Rosa Passos e Fernando de Oliveira chamada “Esmeraldas”, toque fino de uma das cantoras brasileiras de maior respeitabilidade no universo da World Music, e Nana se esbalda entoando as palavras da bela composição “... quando eu ti vi me apaixonei na mesma hora / meu ex-amor até pensou que enlouqueci / juntei meus panos, fiz a trouxa e dei o fora ... “ A própria Nana em idos tempos fez isso correndo atrás do amor.

Este trabalho de Nana Caymmi já chega aos ouvidos como sendo o melhor CD desta primeira década do século XXI que vai se aproximando ao fim, entre tantas canções ela tem composições inéditas de Cristovão Bastos, Guinga, Simone Guimarães, João Donato entre outros que entregaram a Nana a tarefa de transformar em clássicos seus versos. Confiança que ela retribuiu presenteando os fãs da boa música brasileira com mais um alimento musical para corações que não gostam de serem poupados.


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Um comentário:

catarina disse...

Com esta descrição, apetece comprar já mesmo! E é o que vou fazer! Obrigada amigo!