sábado, 2 de maio de 2009

SILVIA MACHETE – O MAMBEMBE QUE A MPB PRECISAVA!



A performancer Silvia Machete, lança pela EMI CD e DVD intitulados “Nunca Fui Santa’, mas ao terminar de assistir o DVD com extras e tudo mais que o apreciador tem direito a conclusão de que é santa sim...
Assim como Rita Lee um dia ensaiou os passos para tornar-se Santa Rita de Sampa, Silvia Machete já nasce Santificada. Explico: a qualidade de seu trabalho é única e trás de verdade ares novos para a musica brasileira um tanto quanto mofada nas inúmeras tentativas que sofre de arejamento.

Silvia, que é uma performance incrível e tem pós doutorado em apresentações nas ruas da Europa e de New York, consegue, com suas interpretações contundentes, colorir canções que foram, em sua maioria, composta por ela mesma. Renovar o que chamamos de cancioneiro popular, e em espaços sem grandes recursos cênicos, apresentando seu espetáculo de maneira a cativar o publico que certamente não consegue desgrudar os olhos de suas apresentações.

É fabulosa a interpretação que ela dá em duo com a cantora Nina Becker para a canção que foi hit nos anos 80 na voz de Cindy Lauper : “I Girls Just Wanna To Have Fun”, assim como todos os malabares que usa durante sua apresentação.

É impossível não admirar boquiaberto o numero que faz com o bambolê. Com ele na cintura ela tira a roupa, prepara um “cigarro artesanal” e o ascende e, claro, fuma! Cena memorável, jamais pensada por nenhuma de nossas DIVAS da canção popular brasileira.

Autora de parte das canções apresentadas neste trabalho, Silvia acertou ao gravar no Brasil este seu trabalho musical. Ela é descendente direta da leveza, delicadeza e sutileza que os trabalhos musicais brasileiros já tiveram, principalmente nas décadas de 30 e 40.

Fico a pensar que Silvia Machete poderia ser aquela neta que Carmem Miranda não teve. Certamente a alegria da Pequena Notável encontrar-se-ia perpetuada no trabalho desta que hoje é a grande promessa da renovação de nossa música popular.





Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: