segunda-feira, 18 de maio de 2009

PAULA FAOUR: A BELA PIANISTA E O BELO TALENTO!




A pianista e arranjadora Paula Faour como todo instrumentista brasileiro é mais conhecida no exterior, onde tem seu trabalho aclamado pela critica e pelo público, aqui em terras tupiniquins ainda falta muito para que Paula Faour caia no gosto popular, mas isso não é impossível.

Prova disto é seu mais recente trabalho lançado pela gravadora Biscoito Fino e intitulado: “E a Música de Marcos Valle & Burt Bacharach”. Que chega aos ouvidos de todo apreciador de boa música como uma bela demonstração do quanto o universo musical brasileiro não se distancia do americano.

Dentre alguns convidados de primeira linha, Paula Faour trás feras como o próprio Marcos Valle, Roberto Menescal e Gilson Peranzzetta, que dão ao CD o ponto exato para que o som grude em nossos olvidos chegando a acariciar docemente a alma.

O compositor brasileiro Marcos Valle aparece na abertura do CD com a composição: “Samba de Verão” numa belíssima fusion com a canção de Burt Bacharach chamada “Do You Know to San Jose”, e a partir desta audição o ouvinte já sabe que o que virá pela frente é a total entrega de uma instrumentista que se entrega ao trabalho com prazer e profissionalismo.

Entre todas as pérolas existentes no CD é irresistivelmente delicioso se entregar ao conto ao ouvir “Um Novo Tempo” de Marcos Valle, que por tantos anos acompanhou o Brasil no período das Festas Natalinas embalando as vinhetas de final de ano da Rede Globo de Televisão. O som instrumental de tal canção nos revela o quão ela é atemporal.

As canções de Burt Bacharach em fusion com as de Marcos Valle nos enchem os ouvidos de maneira a pensarmos que somos irmãos, o que cai bem em tempos de Obama presidente nos EUA. Digamos que é uma sensação um tanto quanto prazerosa.

Ao juntar dois compositores populares, um americano e outro carioca, Paula Faour mostra sua importância no cenário musical internacional, e para o Brasil deixa a marca de que veio mesmo para ficar.



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: