sábado, 2 de maio de 2009

MAYSA FALA SEMPRE AO CORAÇÃO.




A cantora Maysa sempre tocou os corações dos amantes da boa música. Talvez ela tenha sido a primeira grande pop-star da cena musical brasileira, com seu comportamento peculiar que sempre ocupava páginas e mais paginas das revistas.

Suas composições sempre mesclavam a beleza do amor com o sofrimento que este trás a todos os corações que se entregam com intensidade única a ele.

Menina rica que viveu cercada por tudo o que desejava, foi transgressora a sua maneira desde os tempos de aluna interna em colégios de freiras, passando por uma das famílias mais tradicionais do Brasil num dos casamentos que sacudiram a sociedade quatrocentona paulistana em meados da década de 50.

É possível ver tudo isso na minissérie que chega às lojas no formato de DVD e um pouco mais, do ponto de vista de seu único filho que dirigiu e produziu uma das mais belas obras televisivas dos últimos tempos. Desde a escolha do elenco até a seleção de musicas que compuseram os números de teatros e cassinos por onde Maysa se apresentou ficou sob o crivo de Jayme Monjardim, filho e herdeiro de Maysa.

Rever a belíssima minissérie será prazeroso sempre, mas o melhor de tudo ao adquirirmos a caixa de DVDs são os extras incluídos no ultimo disco que alegram a alma e os ouvidos de todos que veneram nossa canção popular e preservam na memória sons, imagens e sabores do que considero ser a melhor musica do mundo.

O disco de extras é fabuloso! Trás entrevista de Maysa inédita e bombástica, onde a cantora se expõem como sempre, de peito aberto e sem se importar com simpatias ou antipatias que suas declarações pudessem angariar. Polemica como sempre se mostra extremamente inteligente em cada resposta, aliás, característica sempre presente em almas à frente de seu tempo.

Mas o melhor mesmo nos extras é um especial na integra gravado pela TV Portuguesa e perdido no tempo onde vemos Maysa cantando o melhor de seu repertorio acompanhada por trio de músicos excelentes, em belíssima forma e com cabelos curtos. O registro deixa claro o porque Maysa deve ser venerada por todo sempre, de fato é uma DIVA.

Ter esta caixa entre os pertences é perpetuar uma das mais belas Histórias de nosso Brasil, todas as escolas deveriam ter este material, afinal pobre do pais que deixa perder-se na memória sua música e seus ídolos.



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: