sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Rubi - FICA COMIGO ESTA NOITE?



... cabe tudo no mundo, que alivio, cabe até eu, que pensei que nunca caberia ...
Rubi é uma pedra preciosa vermelha, uma variedade do mineral. Os rubis naturais são excepcionalmente raros, mas produzem-se rubis artificialmente que são comparativamente baratos.
Nosso Rubi é o cantor, lançado em 1998 e que é impossivel ter cópias baratas, em 2006 ele lançou o CD “Paisagem Humana” para reafirmar que sua voz é única no cenário nacional.
O trabalho atual contem 17 faixas entre velhos clássicos da MPB e composições novas, pode parecer grande demais para alguns, mas para os ouvidos em busca de belas canções e belas vozes terão a sensação de que o tamanho é ideal.
A canção “Cabimento” de Kleber Albuquerque é a sétima do CD e podemos dizer que é a tradução fiel para este trabalho de Rubi, em seu repertório cabe absolutamente tudo da MPB, sua voz as vezes beira o terno cantar das amas de leite que outrora amamentavam os filhos dos brancos e ora lembra-nos a luta pela libertação que moveu tantos homens e mulheres mundo afora em busca da libertação.
Rubi é goiano e vive em São Paulo, sua voz vem impressionando a todos, pelas modulações que emite indo de um extremo a outro das possibilidades que uma canções oferece ao interprete sem deixar o ouvinte paralisado .
Ele trás neste trabalho canções já consagradas por duas das maiores interpretes da MPB, Gal Costa, em “Santana” de João Carlos/Junio Barreto e Maria Bethânia numa comovente interpretação de: “Para eu parar de me doer” de Milton Nascimento/Fernando Brant.
Mas é na canção “Você me chamou de nego” de Gasolina, que ele imposta a voz para reinvindicar seu lugar no cancioneiro popular de protesto emitindo suas notas raivosas nas frases: ... se você pensa que é branca, mulatinha tola que você é, essa pele amarelada, eu trago na sola do pé ... sua interpretação é contundente e fala por si.
Sucumbimos definitivamente a audição do CD de Rubi “Paisagem Humana” quando nos entregamos a faixa “ Fica comigo essa noite” de Adelino Moreira e Nelson Gonçalves, certamente durante a audição sejamos homens ou mulheres, passa por nossas cabeças a pergunta que gostariamos de fazer a Rubi: - Fica comigo esta noite?

Um comentário:

analucia disse...

Vi Rubi em Senhor Brasil e fiquei encantada com a sua grandiosa interpretação nas canções 'Ai, Você me chamou de Nego e Cabimento". Simplesmente original e maravilhoso!